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Tendências na logística brasileira em 2021

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10/02/2021

Fonte: Jornal do Commercio

A pandemia fez de 2020 um ano atípico, forçando todos os setores da economia a se reinventarem de alguma forma. Ao mesmo tempo, o perfil do consumidor mudou: ele quer mais agilidade, mais opções de compra, novas formas de entrega e tudo isso de forma prática e rápida. Essas mudanças impactaram fortemente o mercado de logística, que procura se adaptar com novos diferenciais competitivos.

A Trackage, startup de otimização logística e monitoramento inteligente, fez um levantamento das cinco tendências mais discutidas do setor com implantação prevista para 2021 e anos seguintes. Algumas já são testadas na prática por grandes empresas, enquanto outras ainda estão em fase de pesquisas e projetos piloto. Veja quais são elas:

Omnichannel Tradicionalmente, não adiantava ir a uma loja física trocar um produto comprado online -os estoques eram tratados como separados. O novo perfil do consumidor vem forçando a adoção gradual do “compre no site, retire na loja”, exigindo a reorganização de processos internos e maior controle de estoque em diferentes pontos físicos. Isso torna mais complexo garantir a entrega do produto final sem falhas, exigindo a interligação do estoque tanto em sistemas online (sites de e-commerce) quanto locais (controlando individualmente cada loja e armazém). Oferecer um estoque único e compreensivo requer toda uma reorganização logística, garantindo que o pedido chegue, o pagamento seja processado e em poucas horas o produto esteja disponível para retirada no mesmo dia no local onde o cliente preferir.

Transporte automatizado

Cada vez mais empresas testam veículos automatizados ou operados remotamente para atender necessidades de entrega em diversos mercados (Domino’s e ifood são marcas conhecidas que vêm concretizando seus projetos de entrega via drone e carros auto-dirigíveis). Caso aprovada e regulamentada, os benefícios dessa tendência são inúmeros: ecologicamente mais correto, economiza combustível, ganha tempo evitando o trânsito e reduz custos com a operação tradicional entre transportadora, veículo e motorista. Conforme for utilizado em larga escala, o transporte automatizado vai mudar profundamente os processos e sistemas logísticos nos centros de distribuição existentes.

Compra antecipada

Essa é uma das inovações mais promissoras em termos de retorno para os lojistas, mas que tende a aumentar o volume de cada entrega e permitir mais controle da operação logística. A compra antecipada já é utilizada por gigantes como Amazon e Alibaba, que tentam prever o comportamento do cliente que já é conhecido pela empresa. Tecnologias inteligentes analisam o comportamento do comprador e estimulam ações como “adicionar à lista de desejos” ou “também adicionar à sacola”. Isso auxilia o sistema a definir o processo de entrega antes mesmo da finalização da compra. Na Amazon, por exemplo, produtos podem ser trocados de estoque físico antes mesmo da compra ter sido efetuada -simplesmente assumindo que há uma chance grande daquele consumidor individual aceitar aquela sugestão de compra.

Fulfillment

O fulfillment é o nome dado a todos os processos operacionais de um e-commerce, desde o estoque até a entrega ao cliente final. As entregas full (cheias) consistem na compra realizada, pagamento aprovado e entrega da mercadoria em questão de horas, recebida pelo consumidor no mesmo dia da compra. No Brasil, essa prática já é adotada pelo Mercado Livre com seu programa Mercado Envios Full. Do lado da empresa distribuidora, a tendência do fulfillment é bem mais complexa que o processo tradicional, exigindo um grande centro de distribuição com estoque de produtos a pronta entrega. O mercado logístico tem muito a evoluir, caso cada vez mais empresas ampliem sua logística para atender a entregas full.

Monitoramento em tempo real

Essa tendência está menos relacionada ao e-commerce, mas é a nova onda a ser adotada pelas operações logísticas. Muitos processos da logística ainda são controlados manualmente, e uma nova leva de tecnologias vem ajudando gestores a resolver problemas e atrasos antes que eles aconteçam. Dados que hoje podem ser automaticamente coletados em tempo real a baixo custo trazem mais visibilidade da operação e agilizam a tomada de decisões. Soluções de gestão de pátio, agendamento de docas e monitoramento de ativos -como máquinas, cargas, veículos e pessoas -trazem grandes benefícios e vêm aos poucos sendo implantadas em médias e grandes operações logísticas. Já chegamos ao ano de 2021, que traz otimismo à área econômica mas ainda deve sofrer os impactos da pandemia. Mesmo com o restabelecimento da economia, os novos hábitos do consumidor irão forçar uma grande atualização tecnológica no mercado de logística. Ao ser perguntado como sua startup se posiciona em relação a isso, o CEO Victor Hugo Moreira responde: “Existe uma nova oportunidade de mercado: renovar o setor logístico para a nova demanda mundial. A Trackage aposta justamente nessas mudanças, criando soluções para maior produtividade na entrega e focando no aumento de receita da operação logística”.

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