31/08/2020
Fonte: Acrítica
O Polo Industrial de Manaus (PIM) receberá investimentos de R$ 1,4 bilhão em projetos industriais e de serviço, que foram aprovados ontem na 293ª Reunião Ordinária, do Conselho de Administração da Suframa (CAS). Em entrevista coletiva, o novo superintendente da Suframa, Algacir Polsin, disse que pretende transformar o Distrito Industrial em uma “verdadeira joia para a cidade”. O CAS aprovou ao todo 23 projetos. Sendo nove de implantação e outros 14 de diversificação, atualização e ampliação. A estimativa do órgão é que sejam gerados 2.200 empregos diretos, a partir do terceiro ano de funcionamento das linhas de produção.
Além destes 23, também foram aprovados outros cinco projetos agropecuários, com investimento previsto de R$ 17,2 milhões e a geração de 122 empregos, entre mão de obra fixa e variável, em até cinco anos.
De acordo com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (ME), Carlos da Costa, presidente do CAS, este é o maior volume de investimentos e geração de empregos nos últimos 12 meses e que crescerá ainda mais, pois há muito a ser feito a nível federal e regional, apesar da crise do coronavírus.
CBA
O Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) mudará a personalidade jurídica para fundação pública de direito privado. Com CNPJ, o CBA poderá receber investimentos. “Não é mais um centro de pesquisa básica. É para pesquisas de itens de produção em série que poderão agregar aos produtos regionais”, disse Algacir Polsin sobre a nova fase do Centro.
Potencial turístico
Umas das metas do novo superintendente é inserir o PIM na rota turística da cidade, à altura do grande número de executivos e empresários que visitam a região para resolver questões de negócios.
“Vamos começar a mostrar a capacidade, o potencial da nossa Amazônia, do nosso Polo Industrial de Manaus, pela forma como nós vamos receber turistas e empresários aqui”, afirmou.
O titular da Suframa citou três pilares para a realização deste projeto. O primeiro é por meio do que ele chamou de “repaginamento do Distrito”, que são obras nas ruas do bairro industrial. A segunda forma é explorando o acervo histórico e a terceira, em parceira com os empresários, é fazer com que as indústrias abram centros de visitação para turistas e moradores da cidade.
Obras no Distrito Industrial 1
O superintendente Suframa, Algacir Polsin, e o prefeito de Manaus, Arthur Neto, assinaram na tarde de ontem um termo aditivo para a retomada da revitalização do sistema viário do Distrito Industrial 1. O contrato autoriza a retomada da obra bem como o pagamento das medições já realizadas. A arquiteta e primeira dama do município, Elisabeth Valeiko foi convidada para ser a madrinha do Distrito Industrial.
Além de asfaltamento, drenagens profunda e superficial, os serviços contarão com as ações de paisagismo da prefeitura, embelezando ainda mais a área do polo industrial.
Também participaram da solenidade o secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar, e superintendente adjunto de planejamento e desenvolvimento regional da Suframa, Manoel Amaral.