18/08/2020
Paulo Takeuchi
Conselheiro da Abraciclo
E-mail: ptakeuchi@abraciclo.com.br
Felizmente o retorno da produção do setor de Duas Rodas vem acontecendo de forma segura e consistente. Em julho foi atingido número próximo a 100 mil unidades de motocicletas, volume que foi prontamente absorvido pela rede de concessionárias que atendem aos consumidores de todo o País.
A necessidade de mudanças comportamentais com o Covid-19, além das questões básicas de higiene, exige também o distanciamento social, difícil de se realizar nos transportes coletivos em geral, de modo a favorecer a utilização de outros meios de transportes, principalmente os individuais como bicicletas e motocicletas para locomoção, além de servirem com muita presteza o serviço de entregas, que estão sendo muito úteis neste momento.
A mobilidade urbana terá que mudar e evoluir positivamente após a pandemia, pois não temos a garantia de que outros vírus poderão surgir. Por isso, esta é uma grande oportunidade de aprendermos o que pode ser melhorado para o futuro.
O transporte individual será, com certeza, uma das alternativas. Desse modo já poderíamos planejar estruturas viárias mais favoráveis à sua utilização, além de criar facilidades e incentivos aos usuários.
Existem vários aprendizados que teremos que colocar em prática para a nova vida normal. Muitas indagações e reformulações, como o trabalho em home office e várias atividades que antes eram necessárias presenciais e que agora não são mais.
Enfim, é a oportunidade de sairmos do modo automático e eliminarmos o que é desnecessário. Precisamos simplificar ao máximo tudo o que for possível.
Cito novamente que o melhor modo de resolver o problema é atacando sua causa e não as consequências. Vejam um exemplo: como resolver o vazamento de água de um encanamento? Temos que fechar o registro e quebrar a parede para trocar o cano.
Isso, no entanto, pode implicar em dois dias sem água. Mas não podemos ficar dois dias sem água. A solução é, então, colocar balde no local do vazamento até resolver o problema.
O balde, no entanto, enche rapidamente e precisamos de mais baldes e mais pessoas
para carregá-los.
Resolvido o fluxo de transporte, surge outro problema: as pessoas reclamam do ruído da água pingando no balde. Para aliviar o barulho, é feita uma parede de alvenaria em torno do balde.
Resolvido! Não temos barulho nem foi necessário cortar a água e temos vários
baldes e pessoas organizadas transportando a água do vazamento. Passado algum tempo, surge um novo gestor que avalia que carregar baldes com várias pessoas não é produtivo e ordena um processo de automação, com a instalação de uma bomba d'agua e encanamentos que são ligados a um tanque reservatório que dará acesso a um caminhão pipa.
Feito isso, ele reporta aos superiores, que reduziu pessoal, aumentou eficiência e a ainda aproveita a água para distribuir para a população com o caminhão! Parabéns! Infelizmente há muitos baldes na vida real e especialistas querendo racionalizar, principalmente no complicado sistema tributário e cuja reforma está sendo discutida no Congresso e no Governo.
Se o assunto não for tratado objetivamente para resolver as reais causas do problema, a reforma em vez de auxiliar, poderá ser um agravante, principalmente para a Zona
Franca de Manaus (ZFM). Por isso, a reforma requer a participação de especialistas, conhecedores dos problemas e suas causas para orientar e mostrar aos políticos as melhores alternativas.
Por princípio, a reforma tem que simplificar, unificar os impostos e deixar claro sua interpretação para evitar quaisquer dúvidas ou subjetividade para dar uma segurança jurídica. O principal desafio é tratar as diferenças regionais de maneira justa e não penalizar a ZFM por falta de conhecimento dos legisladores. A reforma tem que ser feita por etapas, resolvendo e simplificando ao máximo seus problemas, mesmo não sendo o ideal.
É muito melhor ter um processo simples e ágil com falhas do que um perfeito sem data de implementação. A pandemia é uma grande oportunidade de simplificar as coisas, processos, métodos e até as nossas vidas. Mas é necessária a vontade de fazer algo acontecer.