16/07/2013
PIM registra alta de 20% no volume de admissões
Nas duas primeiras semanas deste mês, o volume de contratações no Polo Industrial de Manaus avançou 20% em relação aos primeiros 14 dias de julho do ano passado. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal-AM), no período quatro mil admissões foram efetivadas, o que representa quase 50% dos nove mil cargos projetados pela entidade para serem ocupados até o fim deste ano.
De acordo com o presidente do Sindmetal-AM, Valdemir Santana, a produção de condicionadores de ar do tipo split, televisores, telefones celulares e tablets têm puxado o crescimento no número de contratos.
Entre os cargos, as vagas de montador, operador de máquina, técnico de segurança do trabalho, qualidade e de recursos humanos estão entre as maiores demandas das fábricas na cidade.
Ainda segundo Santana, o resultado está dentro do aguardado. “No ano passado, em julho, estávamos em um processo de intensificação da crise do setor de duas rodas, o que praticamente estagnou boa parte das contratações no PIM. Agora, mesmo com algumas fábricas optando pelas férias coletivas em julho, estamos caminhando para atingir a previsão inicial de nove mil empregos no segundo semestre”, comemorou.
Um pouco mais tímido, o chefe de Departamento de Promoção ao Trabalho e coordenador do Sistema Nacional de Emprego de Manaus (Sine-Manaus), Arilson Vieira, disse que a tendência a partir deste mês é de que o número de contratações cresça 10% todos os meses até novembro.
“Por conta do aquecimento gerado pela chegada do segundo semestre, a expectativa é de que em julho possamos direcionar aproximadamente 10% a mais frente ao total registrado em junho, e siga nesse ritmo até a proximidade do Natal”, informou.
Fonte: Amazonas Em Tempo
Coluna do CIEAM Ver todos
Estudos Ver todos os estudos
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Este livro é fruto dos “Diálogos Amazônicos”, uma série de webinars promovida pela Fundação Getulio Vargas, a partir da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). Foram realizadas 36 “lives”, em 2021 e 2022, debatendo temas diversos.
Zona Franca de Manaus Impactos, Efetividade e Oportunidades – FGV
Estudo sobre os impactos socioeconômicos, ambientais e avaliação da evolução e efetividade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Trabalho realizado pelo grupo de trabalho “GT-Pós Pandemia Amazonas”, criado para pensar soluções inovadoras para o Estado do Amazonas, de modo sustentável, alinhado à criação de valor e melhoria na qualidade de vida da população da região....