12/02/2014
Engenheiros da Nokia já desenvolviam um smartphone com Android quando a Microsoft anunciou a aquisição da empresa por 5,4 bilhões de euros. A fabricante de celulares, segundo o jornal, tem a intenção de lançar o produto em mercados emergentes, como Índia e Brasil. É possível que o novo aparelho com o sistema do Google substitua a linha Asha de celulares de baixo custo da Nokia.
A adoção do Android pode significar uma mudança significativa na estratégia da Nokia, que adotou o Windows Phone como sua plataforma principal em fevereiro de 2011. A parceria de longo prazo com a Microsoft, apesar de não trazer resultados significativos até o momento, culminou na venda da fabricante para a Microsoft no ano passado.
Com o lançamento do Android, que pode ser o primeiro passo concreto da Microsoft sob gestão do novo CEO Satya Nadella, a companhia demonstra que está aberta a novas parcerias, inclusive com rivais, para buscar uma posição de destaque em dispositivos móveis. De acordo com dados da consultoria IDC, o Android estava presente em 93% dos smartphones vendidos em todo mundo ao longo do ano passado.
Os planos da parceria, porém, não devem ir muito longe. Segundo o jornal, o aparelho da Nokia com Android não incluirá serviços do Google. A empresa deve embarcar nos aparelhos serviços desenvolvidos pela própria Nokia, como o Mix Radio, e outros criados pela Microsoft, como o serviço de backup em nuvem Skydrive.
Fonte: Veja Online