![](https://cieam.com.br/ohs/data/images/2/Zona-Franca-de-Manaus-respira-e-avanca.jpeg?d=)
09/04/2021
Fonte: Amazonas Em Tempo
A produção industrial do Amazonas sofreu queda acentuada em janeiro de 2021 [10,9%], em relação a dezembro de 2020, durante o pico da pandemia de Covid-19 no estado e, em Fevereiro, apresentou nova retração -em relação a janeiro (0,9%) - segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
□e acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada na quinta-feira [8], a indústria amazonense registrou, em fevereiro de 2021, retração de 0,9%. A variação foi semelhante à média nacional, que sofreu queda de 0,7%. A diferença é que, em janeiro, a produção industrial no Amazonas apresentou uma redução acentuada de 10,9%, durante o pior momento da pandemia no estado.
Na comparação entre o resultado de fevereiro de 2021 com mesmo mês do ano anterior, houve queda de 9,9%. Em nível nacional, o desempenho da indústria amazonense no mesmo período foi positivo (0,4%).
No acumulado do ano, a variação foi de -9,8%, depois de -9,7% no mês anterior. O resultado do Amazonas na variação acumulada do ano foi o segundo pior entre as unidades pesquisas, em fevereiro. Em nível nacional, o desempenho da indústria, no mesmo período, é positivo (1,3%). ü desempenho dos últimos doze meses, em fevereiro, no estado, ficou em -73%, contra -4,2% de desempenho nacional.
Desempenho por atividades
As atividades da indústria que tiveram maiores quedas foram a Impressão e reprodução de DVDs e discos (-71,1%), a categoria "Outros equipamentos de transporte" (-26,1%), a Fabricação de bebidas (-23,5%), Indústrias de transformação (-10,1%), a Fabricação de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos (-5,1%), Indústrias Extrativas (4,9%) e a Fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,5%).