13/09/2021
Uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que as empresas usuárias de tecnologias digitais desde o início da Covid-19 conseguiram passar pela pandemia com mais fôlego. Inclusive, algumas delas aumentaram as contratações.
De acordo com o cruzamento de dados entre empresas que usam e as que não usam tecnologias da indústria 4.0, 54% das indústrias adeptas à aplicabilidade da indústria 4.0, mantiveram ou aumentaram os lucros.
A Quarta Revolução Industrial, baseada no uso das tecnologias digitais integradas, por meio de redes inteligentes, capazes de aumentar a produtividade e competitividade é uma tendência que pode significar a longevidade empresarial.
Outra pesquisa, conduzida pela Transparency Market Research (TMR), mostra que o mercado da Indústria 4.0 deve crescer 26,7% por ano entre 2020 e 2031. Globalmente, esse mercado foi avaliado em US$ 89,4 bilhões em 2020 e deve atingir US$ 1 trilhão em 2031.
Focada nessa realidade de transformação tecnológica das indústrias, a ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Tecnológico) e o INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico) iniciaram o Programa Jornada Amazônia 4.0, com empresas aprovadas por edital e que passarão por duas etapas. A primeira fase é a de diagnóstico, que irá mensurar o grau de maturidade. Já na segunda fase ocorrerá a implementação dos conceitos da transformação 4.0.
Fonte: JCAM