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01/03/2021
Foto: Divulgação
Fonte: Jornal do Commercio
A indústria de bebidas não alcoólicas do Amazonas dribla imprevistos e anuncia novidades que prometem movimentar o segmento na região. É o que espera a J. Cruz Indústria de Bebidas Ltda., (Magistral) com a aquisição das operações da Amazon Indústria de Bebidas, empresa do Grupo VDA, detentora das marcas Águacrim, Tauá, Flesh, Natucrim, entre outras. A negociação, anunciada esta semana, prevê plena autonomia das operações nas relações de mercado, descartando qualquer mudança de ordem prática operacional.
O segmento de bebidas é muito dinâmico e competitivo e, diferente de outros estados, o mercado amazonense de bebidas não alcoólicas além de contar com a presença de empresas com operações mundiais, tem a participação de empresas regionais extremamente estruturadas e com operações profissionais, proporcionando aos consumidores produtos de qualidade e empresas com grande eficiência operacional em razão de suas estruturas.Para o executivo da empresa, José Luiz Pereira, a sinergia entre as duas operações garantirá o aumento da produtividade (com a ampliação do espaço fabril e o aumento da velocidade das operações, por exemplo) e a otimização de custos.
A Magistral atende, em Manaus, aproximadamente 14 mil clientes. Por sua vez, a Amazon detém uma parcela igualmente significativa na venda de bebidas (água e refrigerante). Neste sentido, a aquisição do grupo foi estratégica, pois possibilitará não só aumentar o portfólio de compradores da Magistral na capital, mas, principalmente, expandir suas atividades por municípios do interior do Amazonas e estados vizinhos, aproveitando a inserção que as marcas da Amazon já conquistaram nesses mercados.
O diretor financeiro da empresa, Vitor Cruz, entende que este investimento é uma grande oportunidade de crescimento para a J. Cruz, que tem no seu plano estratégico a contínua modernização de equipamentos e lançamentos de novos produtos e novas embalagens, apesar das dificuldades impostas pelo momento atípico enfrentado por todos, devido à pandemia de Covid-19.
“Entendemos que o feito representa a expansão da nossa companhia, cuja missão tem sido produzir bebidas de alta qualidade e de forma sustentável há mais de 75 anos”, destacou o diretor superintendente da Magistral, Luiz Cruz, que ainda reforçou o compromisso do Grupo com os consumidores, colaboradores e fornecedores.
Atualmente, o grupo Magistral possui, aproximadamente, 570 funcionários diretos e indiretos. Com a chegada dos colaboradores da Amazon, o número se eleva para quase 730. A partir de segunda-feira, 01/03, a J. Cruz já iniciará as operações com os produtos da Amazon, destacando que a atuação comercial das marcas se manterá independente.
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Tradição e inovação
Fundada 1996, a Amazon foi adquirida pelo grupo VDA em 2002, tornando-se responsável pela fabricação de bebidas, inclusive a Águacrim. O diretor operacional do grupo VDA, Antonio Jose Alecrim, acredita que a aquisição da Amazon pelo grupo Magistral oferece à região a possibilidade de adequar melhor os produtos de ambas as mascas às novas demandas do consumidor. “A montagem desta empresa, hoje, é necessária para o futuro do segmento. Principalmente por se tratar de duas marcas regionais, fortalecendo a posição dos produtos locais em um mercado de bebidas onde a concorrência com marcas estrangeiras é grande”, assegurou Alecrim.
De acordo com o diretor do grupo VDA, a Amazon presta uma contribuição importante para o setor, sobretudo pelo selo de inovação que sempre acompanhou seus produtos. “Buscamos sempre inovar no sabor, em garrafas novas, embalagens diferentes. É importante também destacar nossa força no interior do estado, especialmente na venda de refrigerantes”, comentou Alecrim.
Fora do segmento de bebidas, o grupo VDA centrará seus investimentos em outras atividades já desenvolvidas pela empresa, como a de transporte e logística de derivados de Petróleo e Etanol e no Agronegócio.