![](https://cieam.com.br/ohs/data/images/2/Exposicao-do-polo-de-duas-rodas-da-ZFM-destaca-avancos-na-producao.jpeg?d=)
14/12/2020
Fonte: BNC Amazonas
As inovações, os avanços tecnológicos e a qualidade global das motocicletas e bicicletas fabricadas no polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM) foram os destaques da exposição realizada na Suframa, a superintendência do modelo do Amazonas.
A exposição aconteceu durante a realização da reunião do CAS (Conselho de Administração da Suframa), em Manaus, na semana passada.
De acordo com a Abraciclo, a associação de fabricantes do polo de duas rodas, a exposição mostrou detalhes de mais de 20 modelos fabricados pela Honda, Yamaha, BMW, Harley-Davidson, Suzuki, Kawasaki, Caloi, Sense Bike e Oggi Bike.
Todas as empresas são filiadas à Abraciclo, que apoiou a exposição. Conforme o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, a exposição mostrou como o setor está investindo no desenvolvimento e tecnologia dos produtos.
“O objetivo foi mostrar aos visitantes que, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do ano, as fabricantes do setor de duas rodas instaladas no polo industrial continuam investindo em avanços tecnológicos, desenvolvimento de veículos de alto valor agregado, eficientes e econômicos e, além disso, preservam os empregos em suas plantas industriais”.
Pilar da ZFM
Presente desde a década de 70 do século 20 no polo industrial do Amazonas, o setor de duas rodas produz quase 2 milhões de veículos por ano, entre motocicletas e bicicletas.
Na ZFM estão instaladas as fábricas das 14 associadas da Abraciclo, além de 39 componentistas ligados ao setor.
Com faturamento de R$ 8,7 bilhões de janeiro a agosto do presente ano, correspondendo a cerca de 12,7% do total do polo industrial, o setor de duas rodas é fundamental para o desenvolvimento da região, conforme a Abraciclo.
Nele são gerados cerca de 13,9 mil empregos diretos e este contingente de profissionais qualificados tem crescido mesmo com os impactos da pandemia do coronavírus (covid-19), a ponto do total de contratações de 2020 já ser 3,7% superior ao registrado em 2019.
Fonte: Abraciclo