12/09/2013
Empresários portugueses avaliarão oportunidades de investir em Manaus
O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), participou de reunião com 40 investidores portugueses nesta quarta-feira, em Lisboa, e conseguiu atrair prospecção de 20 bilhões de euros para investimento na cidade durante o Seminário de Oportunidades para Novos Investimentos no Amazonas, organizado pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).
No encontro, o vice-presidente da Transporte Aéreos Portugueses (TAP), Luiz Gama Mor, confirmou um voo regular da companhia, a partir de dezembro, Lisboa/Manaus/Lisboa.
A reunião contou com empresários, banqueiros, representantes de fundos de investimento, operadores de turismo e da rede hoteleira. Todos ficaram interessados em conhecer mais as potencialidades da cidade que podem beneficiá-los ao trazer investimentos para a região. Além de Arthur, estavam presentes o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, a conselheira da embaixada brasileira, Daniela César, os secretários de Estado Oreni Braga (Turismo) e Airton Claudino (Planejamento), os secretários municipais Ulisses Tapajós (Finanças) e Bernardo Monteiro de Paula (Cultura, Turismo e Lazer, e Copa 2014).
“Passamos por uma grande ação de melhoria da gestão e austeridade financeira na Prefeitura de Manaus, isso é base para qualquer investidor se sentir seguro”, disse o prefeito. As informações foram confirmadas pelo secretário de Finanças, Ulisses Tapajós, que apresentou os dados do aumento de arrecadação e da desburocratização implementada na Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnoligia da Informação (Semef).
O operador de turismo Fernando dos Santos disse que há muito interesse na Europa pelo turismo na Amazônia e que Manaus está geograficamente melhor localizada para ser um polo de ligação com a Europa.
Fonte: Portal D24am.com.br
Coluna do CIEAM Ver todos
Estudos Ver todos os estudos
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Este livro é fruto dos “Diálogos Amazônicos”, uma série de webinars promovida pela Fundação Getulio Vargas, a partir da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). Foram realizadas 36 “lives”, em 2021 e 2022, debatendo temas diversos.
Zona Franca de Manaus Impactos, Efetividade e Oportunidades – FGV
Estudo sobre os impactos socioeconômicos, ambientais e avaliação da evolução e efetividade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Trabalho realizado pelo grupo de trabalho “GT-Pós Pandemia Amazonas”, criado para pensar soluções inovadoras para o Estado do Amazonas, de modo sustentável, alinhado à criação de valor e melhoria na qualidade de vida da população da região....