CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Desempenho da pequena indústria melhora em junho, aponta CNI

  1. Principal
  2. Notícias

14/08/2020

Fonte: Valor Econômico

O desempenho da pequena indústria melhorou em junho e, embora ainda opere abaixo de sua média histórica, registrou no período a segunda alta consecutiva. O Índice de Desempenho da pequena indústria subiu 7,5 pontos, para 41,3 pontos em junho, informou a Confederação Nacional da Indústria. Desta forma, após o tombo para 27,1 pontos registrado em abril, o segmento se aproxima da média de 42,7 pontos. Em junho do ano passado, o indicador situava-se em 41,8 pontos.

Mesmo com o cenário ainda negativo, as pequenas indústrias acreditam que a situação vai melhorar. Com uma alta de 6,6 pontos, o Índice de Perspectiva chegou a 46,1 pontos e ultrapassou em 0,8 pontos a média histórica. Os dados fazem parte da pesquisa Panorama da Pequena Indústria.

A elevada carga tributária voltou a ocupar o posto de principal problema enfrentado em todos os segmentos industriais no segundo trimestre. Na indústria de transformação a demanda interna aparece logo em seguida como segunda maior dificuldade. Resultado da redução ou mesmo paralisação da produção na pandemia, do impacto no comércio internacional e da interrupção das cadeias de logística, a falta ou alto custo da matéria-prima assumiu a terceira posição no ranking no segundo trimestre de 2020.

“Os dados revelam que ainda há um caminho a ser percorrido para superarmos o desafio imposto às empresas pela pandemia, mas avançamos em relação a abril, que, cada vez mais, tem se consolidado como o pior momento da crise”, afirmou em nota o gerente executivo de Política Industrial da CNI, João Emilio Gonçalves. “O panorama reforça a importância da reforma tributária em discussão no Congresso Nacional como ponto crucial para a retomada da atividade econômica no médio e longo prazos”, completou ele.

O Índice de Situação Financeira da Pequena Indústria, terceiro componente do Panorama, segue comprometido. “A pequena melhora da situação financeira no trimestre pode ser explicada pelos diversos ajustes de produção, emprego e estoques realizado pelas empresas durante a pandemia, passado o choque de março e abril”, explicou a CNI. Mesmo com o aumento de 1,2 ponto em relação ao primeiro trimestre, o valor de 33,2 ainda é 3,2 pontos menor que o registrado no segundo trimestre de 2019 e encontra-se 3,9 pontos abaixo da média histórica.

A pesquisa Panorama da Pequena Indústria é divulgada trimestralmente com base na análise dos dados da pequena indústria levantados na Sondagem Industrial, na Sondagem Indústria da Construção e no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). Todos os meses, as pesquisas consultam mais de 900 executivos de empresas de pequeno porte.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House