CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Cinco mil empregos em perigo

  1. Principal
  2. Notícias

19/02/2021

Fonte: Acrítica - Editorial

A produção de bicicletas é um dos destaques do Polo Industrial de Manaus, com números que atestam crescimento, mesmo em face dos efeitos danosos da pandemia de covid-19 na economia. Só em janeiro, a produção de bikes cresceu 44% em relação a dezembro nas fábricas que empregam, direta e indiretamente, mais de 5 mil trabalhadores. Esse segmento tão importante para o modelo industrial amazonense e para a economia nacional como um todo acaba de entrar na mira do governo federal. O próprio presidente Jair Bolsonaro anunciou nas redes sociais que o governo vai reduzir de 35% para 20% a alíquota do imposto de importação de bicicletas no Brasil até o final do ano. A medida praticamente anula as vantagens tributárias da Zona Franca de Manaus e escancara o mercado nacional para veículos chineses.

O governo federal sempre deixou muito clara sua orientação liberal na economia, o que inclui resistência a subsídios e incentivos fiscais. Ocorre que diversos setores, inclusive a produção nacional de veículos, foram implantados no País com base nesses incentivos, tidos como forma de amenizar a elevadíssima carga tributária e dos demais componentes do famoso “custo Brasil”. É legítimo que o governo federal agora queira mudar essa dinâmica, mas ao promover esse redirecionamento de maneira abrupta e com pouco diálogo pode causar uma fuga de investimentos sem precedentes. Isso já está acontecendo no setor automotivo e pode ocorrer também em Manaus. O primeiro efeito colateral é o desemprego galopante.

Nesse contexto, a Zona Franca de Manaus se encontra relativamente protegida pela própria Constituição Federal. A intenção do legislador foi atrair para Manaus um nível de industrialização que, de outra forma, não seria viável, e, a partir daí, promover o desenvolvimento da região. Se esse objetivo vem sendo atingido ou não – e que fatores são obstáculo – é outra história. O fato é que há uma razão muito sólida para os incentivos da Zona Franca. Não é razoável que o modelo industrial do Amazonas seja atacado de maneira sistemática por atos do próprio governo federal. A bancada amazonense, assim como demais lideranças políticas e empresariais do Norte precisam se unir para tentar reverter essa situação antes que seja tarde demais.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House