
08/08/2025
Principais ações para garantir a navegabilidade dos rios no período da seca são:
Em uma iniciativa para salvaguardar a economia e a logística do Amazonas, o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM) realizou, nesta quinta-feira (7/8) uma visita institucional à Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor).
Na reunião, que abordou as preocupações com a próxima vazante dos rios, ainda este ano de 2025, foram detalhadas as ações governamentais para garantir a navegabilidade e o fluxo de embarcações na região.
O presidente-executivo do CIEAM, Lúcio Flávio de Oliveira, e o representante da FIEAM/CIEAM em Brasília, Saleh Hamdeh, foram recebidos pelo Diretor do Departamento de Gestão Hidroviária, Eliezé Bulhões de Carvalho, que focou nas medidas em curso e futuras para assegurar a passagem de navios e a continuidade das operações comerciais.
Eliezé Bulhões de Carvalho detalhou as medidas do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) para assegurar a navegabilidade:
- Monitoramento diário das principais hidrovias brasileiras, especialmente no Amazonas;
- Quatro contratos de dragagem já vigentes na calha do Amazonas e Solimões, com as campanhas de dragagem previstas para iniciar no final de agosto e setembro;
- Investimentos em IP4s (portos fluviais) essenciais para municípios e comunidades, como a obra entregue em Barcelos;
- Andamento do projeto da Manaus Moderna, o novo terminal portuário, que já está em processo de licitação, com a abertura das propostas previstas para meados de setembro de 2025.
Monitoramento e dragagens
“A Secretaria mantém um programa de monitoramento diário das principais hidrovias brasileiras, com foco especial no estado do Amazonas. Este acompanhamento contínuo permite que as empresas contratadas avancem com celeridade nas frentes de trabalho. O objetivo principal é garantir o nível mínimo de segurança para a navegação de todas as embarcações, especialmente aquelas que fomentam a economia do estado”, explicou o diretor de hidrovias.
Ressaltou ainda que os dados mostram que o rio está 3,4 metros acima do nível do ano passado. O que chega a ser confortável, mas os órgãos federais vão continuar olhando todo dia e acompanhando para garantir a segurança da navegação.
Além disso, Eliezé Bulhões informou que já existem quatro contratos de dragagem vigentes nas calhas dos rios Amazonas e Solimões. Segundo ele, as campanhas de dragagem estão programadas para começar no final de agosto e em setembro, deste ano, com a emissão das ordens de serviço para as empresas levarem os parques de dragagem aos pontos críticos, conforme a necessidade.
Manaus Moderna e os IP4
Além das dragagens, o governo está investindo nos IP4, os "portinhos" – pequenos portos no interior do Estado - considerados fundamentais para todos os municípios e comunidades no Amazonas. Ele citou a obra já entregue em Barcelos.
E um dos grandes destaques é o projeto da Manaus Moderna, um novo terminal portuário (IP4), um grande sonho de todo o morador de Manaus.
Eliezé Bulhões de Carvalho enfatizou que o projeto da Manaus Moderna vai garantir toda a segurança para a população e o comércio. O processo licitatório para o novo porto de Manaus já está em andamento, com previsão de abertura das propostas para meados de setembro deste ano.
Pontos estratégicos
O presidente do CIEAM destacou a importância das ações em pontos estratégicos, tanto na questão da garantia da dragagem dos dois pontos críticos, na foz do rio Madeira e da região do Tapocal (médio Solimões), quanto do projeto da Manaus Moderna. Além e dos IP4, que são importantes para o interior do Amazonas.
De acordo com Lúcio Flávio, a combinação do monitoramento com as dragagens é fundamental para garantir a navegabilidade do rio. Essa garantia, segundo ele, assegura a passagem dos navios com o menor alívio possível de carga, resultando na normalização do fluxo de navios para a chegada de insumos e a saída de produtos acabados.
Garantias das ações
Ao final da reunião, o presidente do CIEAM expressou satisfação com as garantias e as ações apresentadas:
"Com toda essa explanação, verificamos, tanto por parte da Secretária de Hidrovias quanto pelo DNIT, que está sendo feito tudo para que este ano seja melhor do que foi 2023 e 2024. Com certeza, estará garantida a passagem dos navios com o menor alívio possível de carga e a normalização do fluxo de navios para a chegada de insumos sair do produto acabado das indústrias do Polo Industrial de Manaus".
Por fim, o secretário Eliezé Bulhões reforçou o compromisso do governo federal em apoiar a infraestrutura vital da região, que é a navegabilidade dos rios, assegurando que o Amazonas possa enfrentar a próxima estação de seca com maior segurança e previsibilidade para suas operações econômicas e comerciais.