CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

​CIEAM prevê crescimento no faturamento do Polo Industrial de Manaus em 2025

  1. Principal
  2. Notícias

25/07/2025

Indicadores do CIEAM apontam para um ano positivo e previsão de faturamento de até 240 bilhões. Números de empregos formais registrados no Amazonas no primeiro semestre reforçam previsão.

O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) promoveu, na última quinta-feira (24/07), um encontro com a imprensa seguida de almoço com jornalistas amazonenses, para apresentar um panorama atualizado sobre os principais temas que impactam a indústria no estado. O encontro, conduzido pelo presidente do Conselho Superior da entidade, Luiz Augusto Barreto Rocha, abordou as estratégias da indústria para o período de estiagem este ano, os indicadores econômicos do primeiro semestre de 2025 que apontam para superávit em relação ao ano passado e o andamento das pautas legislativas em Brasília que afetam diretamente o setor industrial da região, principalmente ligados a reforma tributária.

Aos jornalistas presentes o presidente Luiz Rocha fez um apelo para que os tomadores de decisão no país conheçam mais a região Amazônica para entender melhor os problemas que são peculiares diante do país. “Acontece que as pautas da Zona Franca de Manaus sempre repercutem, especialmente as agendas negativas, mas as agendas positivas, a gente não vê. Precisamos levar mais informação ao Brasil. Nós temos trabalhado muito no CIEAM para levar informação sobre a Amazônia ao Brasil. Porque muitas vezes quem decide política pública não se dá ao trabalho nem de vir à Manaus. É muito difícil a gente discutir a nossa região.”, disse o presidente do CIEAM.

A abertura da apresentação coube ao professor e coordenador da Área de Indicadores do CIEAM, André Costa, que apresentou um painel detalhado sobre o desempenho da indústria amazonense no primeiro semestre de 2025. Os dados apontam para uma performance sólida e com crescimento em diversos segmentos do PIM, o que projeta perspectivas positivas para o fechamento do ano.



Costa reforçou o papel da indústria como motor da economia regional, mesmo diante de adversidades logísticas e institucionais. “Os indicadores de estoque de empregos formais no Amazonas, de acordo com o Caged – MTE registram crescimento do período de abril de 2024 a abril de 2025, em especial na indústria de transformação, eletrônicos e informática e no polo de duas rodas e naval”, destacou.

Estiagem

Na sequência, Augusto César Rocha, coordenador da Comissão CIEAM de Logística, expôs, via videoconferência, os desafios e estratégias adotadas para manter o abastecimento e a eficiência no transporte de cargas durante a estiagem amazônica. Ele destacou a atuação proativa da indústria junto aos órgãos públicos para mitigar os efeitos da seca e garantir a continuidade das operações no Polo Industrial de Manaus.

Rocha também evidenciou que apesar dos últimos anos de secas severas a previsão para este ano é de uma seca menos agressiva.“As indústrias estão se preparando fazendo estoque e ajustando com a cadeia de fornecedores para estruturar melhor o abastecimento neste período, ajustando com a cadeia de clientes para colocar produtos em seus estoques e com isso conseguir custos de transporte mais baixo e alongar condições de pagamento”, destacou Augusto.

Nas áreas mais críticas por onde a bacia do rio Amazonas costuma ter problemas severos de seca as pesquisas apontam que este ano há uma expectativa de que não seja tão severa como foi nos anos anteriores. De acordo com ele, os aprendizados estão servindo para a busca de um maior equilíbrio de custo das operações e alertar os governos da necessidade de investimento e correção da deficiência estrutural do rio Amazonas que desfavorece a navegação de grande porte. Entre as propostas há a possibilidade de uma obra subaquática para não ser necessário dragar somente com foco na segurança da navegação, mas também, com foco no aprofundamento do canal para garantir calado para grandes embarcações “Nossa esperança é no futuro ter realmente uma hidrovia e não somente o rio que é o que temos hoje”, destacou.

Encerrando as apresentações, o conselheiro da entidade, Jeanete Portela, e o representante do CIEAM e FIEAM, em Brasília, Saleh Hamdeh, compartilharam as principais atualizações legislativas de interesse do setor. Entre os destaques, foram abordados a regulamentação do Fundo de Sustentabilidade e Diversificação Econômica do estado do Amazonas; novas formas de habilitação aos incentivos, uma vez que CODAM e CAS perdem objeto; e as novas regras de controles e fiscalização dos entes federados.



Compondo a mesa diretora, juntamente com o presidente do conselho, estiveram o presidente executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, e os conselheiros: Régia Moreira, Pedro Pinheiro Júnior, Fabiano Mariscal e Mariana Barrella.

A iniciativa do CIEAM reforça seu compromisso com a transparência, o diálogo com a imprensa e a defesa estratégica dos interesses da indústria no Amazonas.

Cunhãs Comunicação
Assessoria de Comunicação CIEAM
Nívia Rodrigues
(92) 99983-6147 / 99242-8724
E-mail: ascom@cieam.org.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House