CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

CIEAM, FIEAM e ABRH/AM apresentam resultado de pesquisa sobre demanda de profissionais para o PIM

  1. Principal
  2. Notícias

07/08/2024

O encontro aconteceu no auditório da Suframa e reuniu representantes da indústria local e do setor de educação

Com a finalidade de apresentar os números de uma pesquisa sobre a demanda de profissionais para o Polo Industrial de Manaus (PIM), a Comissão de Recursos Humanos do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM), promoveu um encontro em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos seccional Amazonas (ABRH/AM), que reuniu representantes de empresas do Distrito Industrial, dos setores de educação estadual e municipal, dentre outros interessados no tema. O evento foi realizado na tarde de terça-feira (06/08) no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A pesquisa apresentou dados de vários setores da indústria onde há necessidades de mão de obra especializada, mostrou, ainda, a necessidade de métodos educacionais voltados à qualificação de jovens para assumirem encargos e responsabilidades profissionais suprindo a necessidade do PIM.

Para o Presidente-Executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, o estudo evidencia importância fundamental para os rumos da indústria amazonense, podendo direcioná-la para estratégias mais eficazes na busca de profissionais qualificados dentro do estado. “Nosso objetivo é mostrar que existe uma sinergia entre as entidades para buscar as soluções para os nossos problemas identificados e mostrados através da pesquisa. Nós aguardamos que as instituições de ensino possam desenvolver ou adequar cursos para aquilo que o distrito industrial está precisando”, salientou.

Para a presidente da ABRH/AM e Coordenadora da Comissão CIEAM de Recursos Humanos, Silvana Aquino, esse é o momento para voltar as tratativas acerca do tema educação e como a parceria indústria/instituições de ensino pode acontecer para haver um aproveitamento de jovens amazonenses em relação à oferta e demanda da indústria local. “Nós nos reunimos agora para falar sobre o que o Polo Industrial de Manaus vislumbra para os próximos anos e o que a gente pode discutir sobre desenvolvimento do nosso capital intelectual e como as indústrias podem absorver esses profissionais, para que a gente tenha cada vez mais a possibilidade de dar oportunidade aos nossos jovens daqui, e que eles estejam prontos e preparados para atender as necessidades da indústria local”, disse.

O responsável pela análise da pesquisa, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e coordenador da Área de Indicadores do CIEAM, André Ricardo Costa, ressaltou as diferenças entre os resultados da pesquisa anterior, divulgada em 2012, e a atual pesquisa. Antes a dificuldade de encontrar profissionais qualificados no Amazonas era tão forte que as fábricas costumavam buscar profissionais em outros estados. Agora não há mais um problema de oferta total por parte das instituições de ensino, e sim um alinhamento com as demandas da indústria. A principal dificuldade hoje é encontrar profissionais com conhecimentos específicos de cada setor, visto que o portfólio setorial do PIM está muito mais diversificado. As instituições podem atender a esta demanda com cursos rápidos e flexíveis, tanto para nível técnico quanto superior, em termos de habilitações, aperfeiçoamentos, atualizacoes e especializações.

A meta maior da indústria é que a mão-de-obra qualificada seja um fator de competitividade que complemente as vantagens tributárias. Para os líderes da pesquisa isso somente será alcançado com o envolvimento da educacao basica. Em sua apresentação, André Costa pontuou que todos os grandes líderes e empreendedores e inovadores tiveram contato com seu campo de atuação profissional ainda na educação básica. Wilson reafirmou que isso é especialmente necessário no nosso contexto em que a vocação economia é a industria de transformação"

A PESQUISA

A pesquisa sobre demanda de profissionais para o PIM levou em consideração o cenário econômico do Brasil em 2024, bem como o Produto Interno Bruto (PIB) do país e a inflação, e trouxe números pertinentes como: pretensão de quantitativo de contratados por grau de escolaridade, por área de atuação, seja técnica ou de engenharia. O estudo mostrou, ainda, a estimativa da demanda total para os próximos três anos, levando em consideração setores técnicos, de engenharia e setor do meio como: recursos humanos, controladoria, financeiro e logístico.

Entre as maiores dificuldades que a indústria enfrenta para contratar recursos humanos de nível técnico e superior, a falta de profissionais com conhecimentos específicos lidera o ranking das justificativas, seguido pela falta de fluência em línguas estrangeiras. A não disponibilidade de mão de obra qualificada local está em último lugar.

Cunhãs Comunicação
Assessoria de Comunicação CIEAM
(92) 99983-6147 / 99242-8724

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House