CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

CIEAM celebra 46 anos com lançamentos históricos e técnicos em reunião especial de diretoria

  1. Principal
  2. Notícias

14/08/2025

Evento destacou a trajetória institucional e apresentou estudo inédito sobre custos fiscais da Zona Franca de Manaus

O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) realizou, nesta quarta-feira (13), a 347ª Reunião Ordinária de Diretoria, em comemoração ao aniversário da entidade. Com o tema “CIEAM 46 anos: História que fortalece, conhecimento que transforma”, o encontro reuniu presidentes e ex presidentes, conselheiros e coordenadores, integrando dois momentos centrais: o lançamento do livro “CIEAM em Movimento: indústria, floresta e cidadania” e a apresentação do estudo técnico “Gastos Tributários no Brasil e o Custo Fiscal da Zona Franca de Manaus”.

O presidente do Conselho Superior do CIEAM, Luiz Augusto Barreto Rocha, fez as honras da Casa e contextualizou a importância da entidade ao longo de mais de quatro décadas, destacando seu papel na defesa da indústria amazonense e na articulação de políticas para o desenvolvimento regional. Ele enfatizou a importância da reunião comemorativa.


“O evento não foi apenas uma comemoração, foi um convite à reflexão e à ação, que sigamos juntos honrando o passado, compreendendo o presente e projetando um futuro ainda mais promissor. Sempre pautados pela ética, união, diálogo, capacidade de fazer e pela busca incessante por soluções inovadoras”, disse o presidente.

O primeiro painel apresentou a obra “CIEAM em Movimento: indústria, floresta e cidadania”, organizada pelo jornalista Alfredo Lopes, que resgatou marcos, personagens e fontes históricas que ajudaram a consolidar a representatividade do Centro.

“Eu estou muito honrado de ter finalizado essa obra, que é uma forma de manifestar a minha gratidão pela indústria do Amazonas. A cada página você vê um movimento de resistência, de mobilização dos atores para enfrentar a maledicência, a difamação e a mentira em relação à Zona Franca”, enfatizou o autor.


O economista e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), Márcio Holland, protagonizou um momento inédito, apresentando os resultados do estudo que quantifica o impacto fiscal da Zona Franca de Manaus em relação ao Brasil, trazendo dados e análises que desmistificam a máxima de que a indústria amazonense prejudica financeiramente o país.

“O estudo procurou avaliar qual é efetivamente o gasto tributário, qual o tamanho da renúncia fiscal do modelo Zona Franca de Manaus. O que apuramos mostrou que o valor que é divulgado no Brasil é majorado, de toda a região Norte. Somente o Polo Industrial do estado do Amazonas o valor é muito menor, cerca de R$ 7,5 bilhões. Já a contribuição que a indústria do estado repassa para a União é praticamente o dobro do que recebe de benefício”, revelou o economista.

O evento foi encerrado com um momento de confraternização e sessão de autógrafos, reforçando o compromisso do CIEAM com a preservação da memória e a produção de conhecimento estratégico para o setor produtivo da Amazônia.

Cunhãs Comunicação
Assessoria de Comunicação CIEAM
Nívia Rodrigues
(92) 99983-6147 / 99242-8724
E-mail:
ascom@cieam.org.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House