CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

ABRH realiza evento sobre gestão de mercado e pessoas em Manaus

  1. Principal
  2. Notícias

04/10/2013

A burocracia das organizações públicas é vista como empecilho para o desempenho dos servidores, que também se sentem estagnados na carreira

Em meio às vulnerabilidades do mercado de trabalho cada vez mais brasileiros buscam ingressar no serviço público em nome da estabilidade e da segurança profissional. Estima-se de 12 milhões de pessoas no Brasil fazem provas para concurso público no Brasil. Mas nem sempre o entusiasmo e a dedicação para conseguir uma vaga nas concorridas seleções públicas são compatíveis com o desempenho da administração pública.

No entanto, algumas organizações já estão adotando o método da “avaliação de desempenho por competência” para frear este estigma. O assunto foi abordado pela gestora em recursos humanos e consultora da SG Educação Empresarial, Sônia Goulart, ontem, durante o Congresso Brasileiro de Gestão de Pessoas que encerra hoje. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), em Manaus.

A SG Educação Empresarial, já atende clientes como Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) e Fiocruz. A metodologia consiste em aplicar uma avaliação periódica de desempenho ao servidor e mensurar a contribuição de cada um para o resultado na organização.

“Por ser servidor público, a pessoa tem que ter mais comprometimento pelo desempenho, porque seu trabalho tem impacto no modo de vida do cidadão”, disse Sônia.

Segundo Sônia, a burocracia das organizações públicas é vista como empecilho para o desempenho dos servidores, que também se sentem estagnados na carreira. “O sistema é muito burocrático, o que não significa que o jovem deva se render ao sistema. Deve ser o desafio de transformar a burocracia em participação e resultados”.

O evento encerra hoje com as palestras Gestão de Pessoas - o papel do líder nas organizações públicas, ministrada por Ricardo Carvalho; a Gestão de valores na busca da competitividade - endomarketing com resultados diferenciados, por Fernando Marchesini; Gestão por competências - caminhos para a excelência a gestão de pessoas, por Maria Rita Gramigna e Mônica Esteves; e Gestão encantadora - motivando resultados e convergência de propósitos, por Eduardo Moreira.

Identidade e valores culturais


Renomado antropólogo brasileiro, o professor Roberto da Matta esteve no Congresso de Gestão de Pessoas da ABRH falando sobre o “gerenciamento social como mecanismo de fortalecimento de identidade e valores culturais”.

A importância dos ritos de passagens na sociedade e na cultura organizacional fizeram parte da palestra de Roberto, que é PhD em antropologia social pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde lecionou desde a década de 80.

Meritocracia é uma das palavras-chaves do discurso de Roberto que conceituou o “famoso jeitinho brasileiro” e como e como ele transfere isso para suas relações interpessoais e profissionais. “A meritocracia é um problema político clássico e importante no País”, disse ele, ressaltando que nem sempre o mérito é levado em consideração no mundo do trabalho.

Fonte: Portal Acrítica.com.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House