13/05/2016 18:45
Ninguém de bom-senso pode negar os resultados, os produtos e o êxito empresarial e institucional, no Brasil e no Exterior, da Igreja Universal do Reino de Deus. Trata-se de uma instituição com quase 40 anos, de denominação cristã, evangélica neopentecostal, com sede no Templo de Salomão, na cidade de São Paulo, Brasil. Fundada em 9 de julho de 1977 por Edir Macedo e seu cunhado Romildo Ribeiro Soares, RR Soares, hoje líder de uma denominação independente, tornou-se um dos maiores grupos neopentecostais brasileiros. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a IURD tem mais de seis mil templos, 12 mil pastores e 1,8 milhão de fiéis ao redor do país . São cerca de 8 milhões de seguidores e 15 mil pastores em 105 países (segundo estimativas próprias),sendo mais popular em nações de língua portuguesa. É uma das maiores organizações religiosas do Brasil e a 29ª maior igreja em números de seguidores do mundo. “Teatro, Templo e Mercado” , tese de doutorado do filósofo Leonildo Silveira Campos, defendida em 1996, na Universidade Metodista de São Paulo, traduz as metáforas que resumem este empreendimento de sucesso de onde saiu um de seus líderes mais destacados, o pastor e advogado Marcos Pereira, vice- presidente da Rede Record e novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, do governo interino de Michel Temer.
Empreendimento global
Além dos cultos, empresarialmente, seu principal produto, a Universal também desenvolve ações filantrópicas em várias partes do Brasil e do mundo, através de projetos como a Sociedade Pestalozzi em São Paulo, o Projeto Nordeste na Bahia, a Associação Beneficente Cristã e a Escola Bíblica Infanto-Juvenil. Também organiza em seus templos mutirões de caridade para ajuda de vítimas de desastres naturais, como nas enchentes de Santa Catarina no ano de 2008 e nos deslizamentos de terra no Rio de Janeiro em 2011. As ações humanitárias também se desenvolvem em outros países, em especial nos africanos, com a distribuição de preservativos no combate à AIDS. A Rede Aleluia, a qual pertence a Igreja Universal, possui mais de 76 emissoras de rádio AM e FM, que cobrem mais de 75% do território nacional, e mais de 20 retransmissoras da TV Universal. Na internet, ela tem o portal Universal.org. e na mídia impressa possui a Folha Universal e as revistas Plenitude, Obreiro de Fé e Mão Amiga. Na área da indústria fonográfica, a Universal conta com a gravadora Line Records, especializada no gênero gospel. A Unipro é responsável pelas publicações dos livros da Universal, cujos principais autores são Edir Macedo e os bispos da própria Igreja Universal. Com dezenas de títulos publicados, destacam-se Nos Passos de Jesus e Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?, com milhões de exemplares vendidos, incluindo uma autobiografia. A Rede Record, embora não pertença diretamente à instituição Igreja Universal e sim a Edir Macedo, é controlada por pastores e bispos da Universal, entre eles o bispo Honorilton Gonçalves, vice-presidente da emissora. Soma-se ainda a Central Record de Comunicação e as emissoras de rádio e televisão da igreja, tornando a IURD a maior controladora de concessões de televisão do Brasil, ultrapassando o Grupo Globo em número de emissoras próprias. Razões da hostilidade ou mecanismos de concorrência? Como era de se esperar, a Universal tem sido alvo de críticas e controvérsias, principalmente em relação a cobrança do dízimo, que seria desviado para o enriquecimento dos pastores. No âmbito do Judiciário, tais acusações foram arquivadas pelo Supremo Tribunal Federal. Também há acusações de influência política e de intolerância contra católicos e seguidores de religiões afro-brasileiras. Contudo, dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República divulgados em junho de 2015 apontam que também os adeptos da Universal denunciam serem vítimas de preconceito religioso. Em 24 de maio de 1992, Edir Macedo, o líder da IURD,foi preso após um culto realizado em um antigo templo da igreja localizado no bairro paulista de Santo Amaro, acusado de charlatanismo, estelionato e curandeirismo. Onze dias depois, Macedo foi solto. As acusações foram posteriormente arquivadas e ele inocentado por falta de provas.
Metáforas do sucesso
“Teatro, Templo e Mercado”, de acordo com as hipóteses, objetivos e conclusões do professor Leonildo Silveira Campos, são três metáforas para definir a Igreja Universal do Reino de Deus: “A partir da ideia de metáforas, pudemos imaginar a IURD, em primeiro lugar, como um ‘teatro’, pois, nela, há um processo de dramatização da religião, do qual as cenas de cura e de exorcismo são excelentes exemplos. Em segundo lugar, esse espaço foi visto como um ‘templo’, pois, ao contrário do que pensam os seus críticos, o espaço de culto da IURD é um cenário próprio para ritos religiosos, que geram emoções e práticas, as quais ultrapassam as relações entre mágico e clientela. Finalmente, usamos a metáfora do ‘mercado’ (...) para designar o espaço de culto iurdiano como um espaço em que trocas estão acontecendo, onde o monopólio católico, protestante tradicional e pentecostal, está sendo objeto de novas regras oriundas do pluralismo religioso”. Na visão de Leonildo, “o fenômeno Igreja Universal do Reino de Deus seria impossível sem o surgimento do moderno mercado, do círculo de consumidores, do estabelecimento de uma perfeita ligação entre produtores e consumidores ao redor de uma linguagem exteriorizada pelos meios de comunicação de massa. Nessa Igreja, a velha fórmula catolicismo-protestantismo-pentecostalismo, de séculos de sucesso, é ultrapassada por um empreendimento dinâmico e, ao mesmo tempo, flexível, tal como o capitalismo liberal espera para os operadores no grande mercado dos bens religiosos”. Leonildo Silveira Campos é graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mogi das Cruzes, e em Teologia pela Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Seu mestrado e doutorado foram realizados na Universidade Metodista de São Paulo - Umesp, com a tese Teatro, templo e mercado: uma análise da organização, rituais, marketing e eficácia comunicativa de um empreendimento neopentecostal - a Igreja Universal do Reino de Deus (Petrópolis: Vozes, 1997). Atualmente, é professor da Umesp e da Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
Teologia, economia e política
A IURD tem sido apresentada na mídia nacional e internacional como exemplo de chantagem e de exploração comercial da «fé ingênua das pessoas mais simples», resultando tais denúncias em processos parlamentares, investigações policiais e judiciais em várias partes do mundo. Celebridades como Xuxa entre outras referências globais, ou estrelas da literatura universal como José Saramago se reportam com desdém, revolta e ações judiciais contra essa instituição: “ A Igreja universal do reino de Deus é uma organização criminosa, uma quadrilha que se dedica ao crime e ao roubo”, ou de um líder evangélico brasileiro, pastor Caio Fábio: “ Edir Macedo é uma águia. Montou uma Igreja baseada no sincretismo, para saquear o bolso das pessoas, [...] não se pode associar o pentecostalismo à picaretagem, à esse saqueamento psicológico e espiritual feito ao bolso das pessoas..” Entender esta organização e quem nela atua é algo fundamental no mundo da política e dos negócios. Portanto, quem é a IURD, que forças sociais e religiosas estão na sua retaguarda, quem são e que técnicas empregam seus dirigentes para transformá-la em uma organização tão rica e próspera ? Que peculiaridades organizacionais e teológicas se fazem presentes nesse empreendimento ? Seria apenas uma empresa comercial, que ávida de lucro assumiu uma linguagem religiosa para “ vender” ilusões e esperanças ? Ou seria uma nova maneira de ser Igreja, sintonizada com os desejos de pessoas pertencentes às camadas sociais mais sujeitas à pobreza, doença e opressão, que vivem sob o risco do descenso social, do desemprego, da exclusão social e da insegurança, em tempos de globalização econômica ? No Brasil, diante desse crescimento, o clero católico romano, o maior perdedor de fiéis para a Igreja universal, não cessa de acusá-la de belicosidade e intolerância com relação ao catolicismo, cultos de origem africana ou kardecista. Denuncia-se também a capacidade iurdiana de expropriação deliberada dos símbolos tradicionais da religiosidade popular católica que lhe interessa ou vilipêndio de outros, tal como o famoso « chute na santa », em outubro de 1995. Para uma compreensão mais ampla desse fenômeno precisaríamos refletir sobre as seguintes questões : como pensam e se comportam seus líderes e seguidores ? Que papel o marketing e os sistemas de comunicação desempenham na atração de novos fiéis ? Em outras palavras, é uma Igreja ou uma empresa ? O que alavancou essa Igreja e fez com que ela ultrapassasse rapidamente, não só as demais denominações protestantes estabelecidas no Brasil desde o século XIX, mas também aqueles pequenos empreendimentos iniciados no mesmo tempo e lugar, na problemática cidade do Rio de Janeiro? Que relações há entre a desregulação do campo religioso, não somente na América latina, mas em todo o mundo cristão, e o surgimento de movimentos e empreendimentos tais como a IURD?
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Esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do CIEAM. Editor responsável: Alfredo MR Lopes. cieam@cieam.com.br
Publicado no Jornal do Commercio do dia 13.05.2016