17/04/2025 14:10
Ação em parceria com o Super Terminais marca avanço logístico no setor portuário da capital amazonense
A Refinaria da Amazônia (REAM) realizou, no dia 30 de março, uma operação inédita de abastecimento de combustível marítimo em Manaus. Realizada em parceria com o terminal de cargas conteinerizadas Super Terminais, a ação abasteceu com sucesso o navio cargueiro MSC Yang R com Very Low Sulphur Fuel Oil (VLSFO), combustível com baixo teor de enxofre utilizado em navios de grande porte.
Foi a primeira vez que um navio cargueiro atracado em terminal portuário foi abastecido por balsa na capital amazonense, representando um marco para a logística regional. Maior navio da MSC já operado no estado – com 257,3 metros de comprimento – o Yang R recebeu simultaneamente a movimentação de cargas e o abastecimento. Anteriormente, operações desse porte eram realizadas apenas com os navios fundeados, o que demandava mais tempo e custos operacionais elevados.
O gerente de bunkering da REAM, Vinícius Dantas, explica que a nova modalidade de operação traz vantagens expressivas para as empresas do Polo Industrial de Manaus. “Atracado, o navio evita custos com praticagem e rebocadores, reduz o tempo de permanência e permite realizar o abastecimento em paralelo com outras operações portuárias. A garantia de abastecimento ao chegar em Manaus também possibilita que o navio traga carga maiores, favorecendo a indústria local”, afirmou.
Com o abastecimento realizado em Manaus, o MSC Yang R pôde otimizar sua rota, eliminando a necessidade de parar nas Ilhas Canárias antes de seguir em direção ao sul do continente africano.
A operação contou com o envolvimento de profissionais da REAM, da Navemazônia e empresas parceiras, somando cerca de 12 pessoas diretamente envolvidas. Além da eficiência logística, foram seguidos rigorosos protocolos de segurança e proteção ambiental, incluindo o uso de barreiras de contenção, mangotes certificados e equipamentos de medição.
Para o diretor executivo da REAM, Fagner Jaques, o sucesso da operação estabelece um novo modelo para o abastecimento de grandes embarcações na região Norte. "A Refinaria da Amazônia reforça, assim, seu compromisso com a inovação logística, a segurança operacional e a sustentabilidade, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da infraestrutura portuária da Amazônia".
O diretor do Super Terminais, Marcello Di Gregorio, destacou a importância da operação simultânea, que reduz custos para o armador. “Além de ganhar tempo, as operações simultâneas trazem eficiência no tempo de viagem do navio. Realizar a operação de abastecimento pela primeira vez no Super Terminais foi uma alegria e um grande trabalho em conjunto, abrindo uma nova gama de serviços a serem oferecidos para nossos clientes”.
Oferta permanente
Desde 2024, a Refinaria da Amazônia passou a oferecer, de forma permanente, serviços de abastecimento de navios (bunkering) de carga, graneleiros, petroleiros, cruzeiros e outros tipos de embarcações — sejam fundeadas ou atracadas.
A empresa foi responsável pelo abastecimento da maioria dos cruzeiros que atracaram na capital amazonense nas temporadas 2023-2024 e 2024-2025, em operações que exigem não apenas segurança operacional e ambiental, mas também máxima eficiência no tempo de execução.
Sobre a REAM
A Refinaria da Amazônia é a única refinaria em operação no Norte do Brasil e desempenha um papel estratégico no desenvolvimento industrial e energético da região. Com capacidade de processamento de até 46 mil barris de petróleo por dia, a REAM produz derivados essenciais como gasolina, diesel (S10 e S500), QAV, GLP, nafta petroquímica, bunker e asfalto. Localizada às margens do Rio Negro, em Manaus, atende com eficiência os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, superando os desafios logísticos da região. A empresa integra o Grupo Atem, um dos maiores conglomerados empresariais da Região Norte, com 30 anos de atuação.