22/08/2023 11:10
Em entrevista exclusiva ao RealTime1, Juliano Lima, gerente sênior da Unidade Whirlpool em Manaus, falou sobre os projetos e disse que a empresa tem pensado cada vez mais no tema ambiental.
“A Whirlpool tem um forte compromisso com a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) há mais de 60 anos, antes mesmo da sigla existir. Temos orgulho do que já construímos e do que ainda podemos fazer, sobretudo em prol do meio ambiente e das nossas comunidades, pensando hoje e nas futuras gerações”, disse.
Centro de Eficiência Energética da Amazônia (CEEA)
Entre os projetos da Whirlpool no Amazonas, destaca-se o Centro de Eficiência Energética da Amazônia (CEEA). Inaugurado em 2022, esse espaço se dedica a expandir a conscientização sobre a importância de utilizar energia de forma mais eficiente e de gerar energia com menos recursos naturais.
O espaço já recebeu mais de sete mil pessoas.
O CEEA não apenas fornece conhecimento, mas também oportunidades para a comunidade aprender sobre sustentabilidade energética, estimulando a adoção de práticas mais responsáveis.
Ao longo do passeio é possível entender melhor os conceitos sobre eficiência energética e reforçar a cultura de sustentabilidade. A primeira parada é a relação do planeta e da energia, exemplificando os recursos disponíveis. Por meio de infográficos sobre a energia eólica, energia solar, hidrelétricas, biomassa e a energia geotermal, que é a energia que provém do interior do planeta, é possível entender melhor os impactos de cada um desses recursos.
O segundo painel trata da relação das pessoas com a energia em suas casas. Nessa área, serão levantados e abordados temas relacionados sobre a concepção arquitetônica das residências, até o conceito bioclimático, aproveitamento do potencial de geração de energia, conservação de recursos naturais, reaproveitamento da água, além da captação da água da chuva e iluminação mais eficientes.
O terceiro painel é sobre a relação do ser humano com a energia de uma forma mais abrangente e convida à reflexão sobre a importância de usufruir de ferramentas que colocam o ser humano em contato com a energia pessoal, como práticas meditativas, exercícios ao ar livre, entre outras ações que promovem o bem-estar.
Educação sustentável: robótica nas escolas e Reciclarte
A Whirlpool também tem investido em programas de educação sustentável na região. Em parceria com escolas locais, o projeto “Robótica nas Escolas” tem como objetivo conscientizar alunos e suas famílias sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais.
Através de oficinas que envolvem a construção de robôs com materiais reciclados e circuitos eletrônicos, os estudantes têm a oportunidade de explorar o mundo da robótica e da tecnologia enquanto internalizam práticas inteligentes.
Em Manaus, o projeto Robótica nas Escolas atingiu 299 alunos em 16 escolas, em 2022.
“As escolas são selecionadas com auxílio da Secretaria de Educação com base na disponibilidade, interesse e atividades trabalhadas na grade curricular das turmas”, informou.
Outra iniciativa, o projeto “Reciclarte”, utiliza espaços públicos para promover a reciclagem e conscientizar a comunidade sobre a importância desse hábito. Ao trazer a temática da reciclagem para a esfera artística e cultural, a Whirlpool incentiva uma compreensão mais profunda das questões ambientais e busca engajar ainda mais pessoas na causa.
Preservação dos recursos hídricos e engajamento comunitário
Em relação à unidade de Manaus, a Whirlpool tem implementado ações para reduzir seu consumo de água. Em 2023, a unidade apresentou uma redução de aproximadamente 15% no volume de água consumido por produto fabricado, em comparação com o ano anterior.
“Também somos patrocinadores da Remada Ambiental, em prol da limpeza dos igarapés locais. Neste ano, nossos colaboradores foram voluntários e participaram da coleta de 2,4 toneladas de lixo”, disse o gerente da unidade em Manaus.
Construção de biblioteca em Atalaia do Norte
Patrocínio a eventos ambientais e a construção de espaços de cultura e educação estão entre os investimentos sociais da empresa no estado. Em Atalaia do Norte, o patrocínio ao Festival Conhecendo os ODS e o OMUNGA Amazônia permitiram distribuição de livros e a construção da primeira biblioteca para atender mais de mil crianças.
A empresa também apoia o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Cônsul que investe no empreendedorismo feminino há mais de 21 anos. Em Manaus, o projeto começou em 2007 e já beneficiou mais de duas mil pessoas.
“O Consulado da Mulher é responsável por aplicar mentorias e acompanhar de perto cada negócio, dando orientações de onde investir, como aumentar as margens de lucro, como precificar o produto, qual o momento certo de expansão, interação com cliente, gestão de estoque, entre tantos outros assuntos que capacitam cada mulher a ser líder do próprio negócio”, disse Juliano.
Fonte: RealTime1