09/07/2018
Notícia publicada pelo site Em Tempo Online
A Amazônia é rica em matérias-primas que oferecem inúmeras possibilidades para a fabricação de produtos dos mais diversos segmentos. Porém fabricá-los e inseri-los no mercado nem sempre é uma tarefa fácil. Além de qualidade, a competitividade com grandes empresas é o maior desafio, uma vez que é fundamental contar com parceiros comerciais para conseguir alcançar um público maior. Ainda assim, no geral é um mercado aberto para abertura do negócio próprio.
Em Manaus, a empresa Aroma Natural da Amazônia aposta nesse nicho há cinco anos. De acordo com o proprietário, Genilson Rocha de Oliveira, os produtos naturais oferecem um grande leque de oportunidades comerciais.
“Como representante comercial, eu comecei a perceber que esse mercado era favorável, uma vez que o material necessário não é difícil de encontrar. Foi então que estudei sobre os óleos, extratos e folhas da região para fabricar os produtos. Hoje ofereço um mix de 120 produtos e trabalho fornecendo para mais de 800 revendedores só na capital”, explica Genilson.
Com um ponto no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Centro, Zona Sul, o comerciante Guilherme Alexandre é um dos revendedores da marca e garante que os produtos têm uma boa aceitação, não só dos turistas nacionais e estrangeiros, mas também dos manauenses.
“Temos outras marcas da região. Mas, nós preferimos vender esse tipo de produto por conta da qualidade e preço acessível. Aqui conseguimos vender um pote de esfoliante corporal de 250 miligramas (mg) por R$ 35, e ainda temos um bom lucro. Além disso, a apresentação chama a atenção pelo capricho da marca”, avalia o comerciante.
Qualidade e bom preço é um dos pré-requisitos para a empresa que vêm ganhando espaço no mercado regional, nacional e internacional. Genilson explica que hoje, além da capital, ele atende mais de 15 municípios como Barcelos (a 405 quilômetros de Manaus), que responde por 30% do faturamento mensal da empresa.
Mas, a Aroma Natural da Amazônia já ultrapassa fronteiras e fornece cosméticos amazônicos para algumas cidades do Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, Bahia, São Paulo e Santa Catarina são alguns que compram com frequência os produtos.
Internacional
A comercialização que acontece tanto de forma direta (da fábrica para o varejo) como por
meio de representantes e distribuidores também já alcançou Portugal, Estados Unidos da
América e Itália. O produto mais vendido é o sabonete intimo composto com extrato de
copaíba e crajiru, seguido da linha com extrato de mulateiro que é usado para manchas e
rugas, seguido pelos produtos com aroma de açaí.
Para avançar no mercado, a empresa aposta em parcerias com artesãos locais para produção
de embalagens e kits para presentes. O empresário conta que está satisfeito com os
resultados mas espera que o segundo semestre seja melhor que o primeiro. “As vendas
foram boas no primeiro semestre, mas sofremos com a inadimplência, não adianta muito ter
as vendas aquecidas se os clientes não pagam. A expectativa para o segundo semestre é
melhor principalmente com a chegada das festas de fim de ano”, concluiu.
Hoje em Manaus, é possível encontrar consumidores que preferem produtos naturais a
industrializados de grandes marcas. A dona de casa Sandra Nunes é uma que virou cliente
fiel após ganhar um produto regional. “Ganhei um kit de banho em uma confraternização e
nunca mais parei de usar, acho importante mostrar que temos produtores que oferecem qualidade, bom preço e uma linda apresentação, além disso dar uma força para os
empresários locais é fundamental”, declara.