CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

José Azevedo, uma vida empreendedora??

  1. Principal
  2. Notícias

26/06/2018

Por Antonio Silva

Uma vida dedicada a realizações, ao empreendedorismo e, principalmente, ao trabalho. Este é o grande legado que nos deixa o empresário José Azevedo, um português que adotou o Amazonas como sua terra e aqui constituiu família, negócios e tornou-se um dos maiores defensores do nosso Estado.

A sua contribuição para o Amazonas está em cada ação que marcou a sua trajetória empreendedora e pessoal, cuja dedicação e perseverança nos mostra uma de suas características mais marcantes. Sua atuação empresarial, que começou no comércio, estendeu-se para a indústria e o agronegócio. José Azevedo possuía o perfil de um empreendedor que sempre encontrava as oportunidades para crescer. De técnico em eletrônica que consertava os rádios, tornou-se representante de uma marca, para depois abrir uma loja, que foi a semente empresarial até torná-la uma rede local com abrangência até no interior.

Azevedo possuía visão de futuro, especialmente sobre as necessidades do Amazonas para tornar-se autossuficiente e buscar diversificar a sua economia, com a necessidade de espalhar as oportunidades de renda e emprego para os municípios.

Como líder empresarial, apostava no desenvolvimento das potencialidades da economia do Estado, além da concentração dos benefícios gerados pelo modelo Zona Franca para fora da capital. Para tanto, apontava a necessidade da exploração da riqueza da biodiversidade da Amazônia e dos recursos naturais abundantes e não aproveitáveis por falta de oportunidade, a exemplo do setor mineral e do gás e do petróleo, com maiores investimentos e do agronegócio.

O empresário foi um dos primeiros defensores da criação de uma zona de livre comércio em Manaus, bem antes da criação da Zona Franca de Manaus. Ao ser implantado esse modelo econômico, logo se associou a uma gigantesca corporação japonesa para aqui instalar uma fábrica de motocicletas, após ser representante da marca.

O trabalho à frente do grupo empresarial não impediu que Azevedo atuasse com afinco em diversas entidades da indústria, do comércio e até do setor primário.

Seu conhecimento contribuiu para nos ajudar a apontar o norte e as estratégias necessárias para buscarmos o desenvolvimento mais consolidado do nosso Amazonas.

O empresário esteve presente na direção de instituições representativas desses setores com notória participação. Questionou e apontou caminhos para situações adversas. Acreditava no futuro sem se descuidar do presente.

Em meio a maior crise econômica já vivida pelo país, o seu grupo empresarial foi um dos primeiros a acreditar na recuperação e a abrir novas lojas em Manaus, no interior e no Estado de Roraima, atualmente somando 44 lojas.

Minhas breves palavras sempre serão poucas para resumir a contribuição que José Azevedo nos deixou, mas servem como reflexão sobre a importância de um amazônida que sempre pregou a união das classes produtivas como imprescindível para a transformação do Amazonas em um Estado melhor para os nossos filhos.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House