CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Indústria prejudicada

  1. Principal
  2. Notícias

26/06/2018

Notícia publicada pelo Jornal A Crítica

Incentivo ao setor rural Setor sentiu graves perdas após a greve dos caminhoneiros, segundo a CNI A indústria brasileira ainda sente os efeitos dos 11 dias de paralisação dos caminhoneiros em maio.

De acordo com a sondagem industrial divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), além de terem favorecido para o aumento da ociosidade e para o acúmulo de estoques indesejados, as manifestações colaboraram para a queda na produção do país. As empresas de grande porte foram as que registraram maior prejuízo.

A produção do setor industrial caiu para 41,6 pontos em maio, ficando, segundo a sondagem da CNI, “muito abaixo” da linha divisória dos 50 pontos, que separa as situações de aumento e de queda na produção.

Também houve recuo da utilização da capacidade instalada para 63%. Com isso, a ociosidade subiu para 37%. O indicador de evolução dos estoques efetivos em relação ao planejado subiu para 53,3 pontos em maio.

Variando entre zero a 100 pontos, esse indicador, quando fica acima de 50 pontos, mostra que os estoques estão acima do planejado.

Outro índice que apresentou recuo em maio foi o referente a emprego, que, ao registrar 48,3 pontos, se afastou da linha dos 50 pontos.

Na avaliação da CNI, a paralisação dos transportes de carga atingiu o setor em um momento em que ele estava com dificuldades de se recuperar.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House