CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Setores desempregam mais

  1. Principal
  2. Notícias

07/03/2018

Notícia publicada pelo Jornal Acrítica

Em Janeiro, os setores corn o menor desempenho na geração de emprego no Amazonas foram o comércio, corn perda de 793 vagas, e a construção civil, que começou o ano com menos 691 postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do trabalho. Apesar dos baixos índices de contratados no setor, o empresário e diretor do Sindicato da Construção Civil do Amazonas, Frank do Carmo, destaca o último resultado do PIB, e acredita que 2018 será um ano positivo para o segmento.

"Tivemos um PIB positivo em 2017 (1%); em 2018, é esperado um crescimento do 2,8%. Esperamos que os governos municipal, estadual e federal invistam em novas obras de Infraestrutura, aquecendo o setor. Isso vai melhorar a produtividade”, conclui.

Ele apontou também o equilíbrio na economia como uma possível solução para alavancar os índices de geração de emprego na área. “Outro ponto a ser considerado é que o país não apresenta a estabilidade econômica necessária para este mercado. A variação da taxa Selic influencia diretamente na compra de imóveis. Quanto menor for a taxa de juros, menores ficam as parcelas para o consumidor que deseja adquirir o imóvel”, completa.

O economista Osíris Silva afirma que o comércio é um reflexo da dinâmica da economia

no país: se estiver equilibrada, o mesmo acontece com o setor. Silva também diz que é natural

nesta época do ano, as vagas para o comércio diminuírem. Para Silva, a geração de empregos depende do aquecimento da economia "O Brasil ainda está se recuperando de uma crise. Crescemos 1% no ano passado, mas necessitamos crescer mais”, pondera.

Ela acrescenta que, depois das datas comemorativas com as festas de fim de ano, as vendas caem no varejo, e consequentemente, a demanda por mão de obra. "Mas outros eventos importantes no calendário podem mudar o cenário do desemprego. Com a aproximação do Dia das Mães e o Dia dos Namorados, por exemplo, a atividade do comércio retoma o fôlego e o número de contratações volta a crescer.

INDUSTRIA

Por outro lado, a indústria amazonense foi o setor que mais gerou emprego, começando o ano com saldo positivo. A diferença entre admissões e demissões foi de 844 postos de trabalho. Os dados mostram também o desempenho de outros setores no estado. Os servicos industriais de utilidade pública começaram o ano com o saldo do apenas uma vaga a mais. Já a administração pública teve saldo de 12 empregos.

Saiba mais

» Resultado nacional

Em todo o Brasil, no primeiro mês do ano, foram abertas 77.822 vagas de trabalho formal, um aumento de 0,21% em relação ao estoque de dezembro de 2017. Esse resultado decorreu de 1.284.498 admissões e de 1.206.676 desligamentos. Os dados estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House