01/03/2018
Notícia publicada pelo portal D24AM
Importante polo do desenvolvimento na região, o Distrito Industrial de
Manaus está prestes a recuperar sua característica de cartão-postal. Após anos de
imbróglio político, a Prefeitura de Manaus está vencendo todas as etapas jurídicas
necessárias e planeja iniciar, ainda este semestre, a obra de revitalização do Distrito.
Um dos mais inuentes
defensores, no cenário nacional e até internacional, do
modelo econômico e sustentável, o prefeito Arthur Virgílio Neto destaca os avanços
políticos e econômicos obtidos ao longo dos 51 anos de existência da
Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). “É tempo mais que
suciente
para o desenvolvimento da nossa terra, do nosso Estado e de Manaus,
com reexos
muito positivos sobre toda a Amazônia Ocidental e mais o Amapá”,
destaca.
O prefeito avalia que, ao longo desses 51 anos, pouco foi feito para desenvolver a biotecnologia e outras vertentes econômicas, além dos incentivos scais. “O que vemos é um elefante branco onde funciona o Centro de Biotecnologia da Amazônia. Poderíamos estar exportando cosméticos, fármacos e remédios para países que comprariam do Brasil, por meio da nossa produção, independentemente de conjunção de crise econômica no País”, comenta.
Para o prefeito de Manaus, a crise econômica já dá sinais de esfumaçamento, mas o crescimento da arrecadação do governo federal vai fazer com que o Amazonas e Manaus se deparem com outra crise, desta vez, dentro do modelo Zona Franca. Arthur Neto prevê dificuldades em sustentar certos polos, com a necessidade de se trazer novas cadeias de produção, investindo fortemente na qualificação da mão de obra e na inovação tecnológica.
“Os incentivos fiscais
sempre vão ajudar, mas temos a necessidade de depender
cada vez menos deles. A Zona Franca foi prorrogada até 2072 e há muitos anos
defendo que a prorrogação por si só não se sustenta. É fundamental cuidar da
infraestrutura física e tecnológica da nossa região, investir nos portos e hidrovias,
além da efetiva recuperação da BR 319, para dar competitividade à Zona Franca,
facilitando a entrada de insumos e a saída das peças e produtos acabados”, defende
Virgílio.
Com tantos problemas ainda longe de serem solucionados, a Prefeitura de Manaus,
em parceria com a Suframa, puxou para si a responsabilidade sobre as questões de
infraestrutura viária do Distrito Industrial e está concluindo os trâmites legais para
que possa lançar os editais para obras de revitalização da área. Os trabalhos devem
começar até o final
deste semestre e serão executados em três lotes, iniciando pelos
serviços de recuperação da malha viária até a implantação de redes de drenagem
profunda.
a. A divisão do projeto executivo em lotes levou em consideração toda a geografia da área do Distrito Industrial, a tipologia do solo e os problemas encontrados nas vias. Além de um melhor andamento no cronograma das obras, a medida também favorece a redução dos custos de logística, com canteiros de obras mais bem distribuídos.
As ações de revitalização das vias do Distrito Industrial serão feitas por meio de recursos do Ministério do Planejamento, que destacou a liberação de R$ 150 milhões, garantidos no Tesouro Nacional.