CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Prefeitura planeja revitalizar Distrito no primeiro semestre

  1. Principal
  2. Notícias

01/03/2018

Notícia publicada pelo portal D24AM

Importante polo do desenvolvimento na região, o Distrito Industrial de Manaus está prestes a recuperar sua característica de cartão-postal. Após anos de imbróglio político, a Prefeitura de Manaus está vencendo todas as etapas jurídicas necessárias e planeja iniciar, ainda este semestre, a obra de revitalização do Distrito.

Um dos mais inuentes defensores, no cenário nacional e até internacional, do modelo econômico e sustentável, o prefeito Arthur Virgílio Neto destaca os avanços políticos e econômicos obtidos ao longo dos 51 anos de existência da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). “É tempo mais que suciente para o desenvolvimento da nossa terra, do nosso Estado e de Manaus, com reexos muito positivos sobre toda a Amazônia Ocidental e mais o Amapá”, destaca.

O prefeito avalia que, ao longo desses 51 anos, pouco foi feito para desenvolver a biotecnologia e outras vertentes econômicas, além dos incentivos scais. “O que vemos é um elefante branco onde funciona o Centro de Biotecnologia da Amazônia. Poderíamos estar exportando cosméticos, fármacos e remédios para países que comprariam do Brasil, por meio da nossa produção, independentemente de conjunção de crise econômica no País”, comenta.

Para o prefeito de Manaus, a crise econômica já dá sinais de esfumaçamento, mas o crescimento da arrecadação do governo federal vai fazer com que o Amazonas e Manaus se deparem com outra crise, desta vez, dentro do modelo Zona Franca. Arthur Neto prevê dificuldades em sustentar certos polos, com a necessidade de se trazer novas cadeias de produção, investindo fortemente na qualificação da mão de obra e na inovação tecnológica.

“Os incentivos fiscais sempre vão ajudar, mas temos a necessidade de depender cada vez menos deles. A Zona Franca foi prorrogada até 2072 e há muitos anos defendo que a prorrogação por si só não se sustenta. É fundamental cuidar da infraestrutura física e tecnológica da nossa região, investir nos portos e hidrovias, além da efetiva recuperação da BR 319, para dar competitividade à Zona Franca, facilitando a entrada de insumos e a saída das peças e produtos acabados”, defende Virgílio.

Com tantos problemas ainda longe de serem solucionados, a Prefeitura de Manaus, em parceria com a Suframa, puxou para si a responsabilidade sobre as questões de infraestrutura viária do Distrito Industrial e está concluindo os trâmites legais para que possa lançar os editais para obras de revitalização da área. Os trabalhos devem começar até o final deste semestre e serão executados em três lotes, iniciando pelos serviços de recuperação da malha viária até a implantação de redes de drenagem profunda.

a. A divisão do projeto executivo em lotes levou em consideração toda a geografia da área do Distrito Industrial, a tipologia do solo e os problemas encontrados nas vias. Além de um melhor andamento no cronograma das obras, a medida também favorece a redução dos custos de logística, com canteiros de obras mais bem distribuídos.

As ações de revitalização das vias do Distrito Industrial serão feitas por meio de recursos do Ministério do Planejamento, que destacou a liberação de R$ 150 milhões, garantidos no Tesouro Nacional.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House