CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Como a indústria pode se adequar

  1. Principal
  2. Notícias

21/02/2018

Notícia publicada pelo site Diário Comércio, Indústria & Serviços

A produção da indústria representa 21% do PIB brasileiro. Além da tradição dentro da economia do país, o setor é conhecido pelo seu tradicionalismo quando o assunto é gestão de resultados e de pessoas. A forma de negócio sempre exigiu, até hoje, estruturas hierarquizadas e metas verticais. Mas com a mudança do perfil profissional dos colaboradores e do próprio mercado de trabalho, o setor vivencia um momento de transformações.

A dicotomia que rege esse ambiente econômico - qualidade x custos - faz com que os industriais optem por sistemas antigos de gestão que englobam resultados a longo prazo, centralização e cascateamento de metas. O que poucos sabem é que metodologias de gestão que já são comuns em empresas digitais, se encaixam na área indústrial fazendo eficiência e economia andarem lado a lado - diminuindo custos e aumentando lucros.

O método OKR - Objectives and Key Results - é baseado na delimitação de objetivos e resultado-chaves. Diferente do que é praticado hoje na maioria das indústrias, a metodologia prevê ciclos curtos que instigam uma mudança de paradigma na gestão desse modelo de negócio. Com atitudes voltadas para inovação, os industriais podem deixar para trás a velha visão de que seus produtos não precisam se adaptar às mudanças de mercado e dos consumidores. Uma gestão baseada em objetivos simples, mas ao mesmo tempo, desafiadores - e não em planejamento anuais ou semestrais -, aproxima mais a empresa da experiência do seu usuário, aumentando sua aceitação no mercado e popularidade.

Com um software de OKR, como o da CoBlue - primeira empresa brasileira a desenvolver a tecnologia - é possível resolver, por meio da gestão, problemas comuns nas indústrias, como tornar mais maleável o modelo hierárquico vertical, aumentando o diálogo. Ou como a mudança na ordem de delimitação de metas, que passa de top-down para se transformar numa construção conjunta de objetivos interdependentes, que maximizam a taxa de cooperação na empresa. Além disso, com o software a equipe de gestão consegue enxergar todo o fluxo de processos da indústria, por meio dos objetivos de cada área. Sendo assim, fica mais fácil para identificar gargalos e resolvê-los de forma rápida, antes de seu impacto ser sentido no lucro da empresa.

Além dos benefícios em produtos e processos, a gestão moderna que inova por meio da metodologia ajuda a estimular a transparência, uma vez que todos os envolvidos no método têm acesso aos objetivos pessoais, de equipe e gerais da empresa.

Com isso, é possível desenvolver maior cooperação entre as áreas que enxergam o impacto de seus trabalhos nas funções dos colegas e no balanço geral da indústria. Para os industriais, uma vantagem adicional é que os colaboradores trabalham mais motivados por entenderem seu papel dentro da empresa. Isso melhora a qualidade das entregas, diminui a taxa de insatisfação, e consequentemente, os custos com demissão.

Com uma gestão mais moderna, baseada em ciclos curtos, alto desempenho, simplicidade e eficiência, mesmo setores tradicionais como a indústria podem se adequar - sem grandes gastos - ao novo cenário vigente no mercado que exige inovação e agilidade. O método OKR é uma oportunidade dos empresários do setor se destacarem como pioneiros e conectados com a realidade do seu tempo.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House