08/02/2018
Notícia publicada pelo jornal Diário do Amazonas
Usuários da AM-364, estrada que liga a capital ao município de Manicoré (a 332 quilômetros a sudoeste de Manaus), e da BR-319 (Manaus – Porto Velho, capital de Rondônia), reclamam das péssimas condições das vias. Eles denunciam que a viagem de Manicoré para Manaus deveria durar, em média, quatro horas, mas acaba demorando cerca de oito horas, devido à situação ruim das estradas, agravada pelo período chuvoso.
Otthon Leão, do departamento
de marketing do São
Raimundo Esporte Clube,
conta que fez o trajeto quando
foi com a delegação do clube
para disputar uma partida pelo
Campeonato Amazonense
de futebol profissional, no dia
20 de janeiro. “A comissão técnica
foi pela estrada enfrentando
todas as dificuldades
que a população da área enfrenta.
Essa é a única estrada
que liga Manicoré a outras cidades
e só passa carros com tração nas quatro rodas.Quando
chove fica lisa e atola todos
os carros. E é a comunidade
que faz a manutenção nas
pontes”, relatou.
O estudante de Direito
Otávio Júnior, que mora em
Manaus, mas é natural de Manicoré,
utiliza a AM-364 e a
BR-319 nos finais de semana e
em feriados para visitar a família.
“Como meu carro é baixo,não dá para ir
no período de
chuva porque a estrada fica
muito ruim. Neste ano já teve
dois casos de capotamento e
vários casos de carros que atolaram,
pelo fato de estar ruim.
A situação da AM-364 e da
BR-319 está muito complicada.
Passar a pá mecânica já
ajudaria”, explicou.
O comerciante Charley
Oliveira fez uma viagem de
Manaus para Humaitá (a 590
quilômetros a sudoeste de Manaus),do dia
26 a 29 de janeiro,
e utilizou a BR-319. Segundo
Charley, essa é a segunda vez
que ele faz a viagem e a estrada
está cada vez pior. “Dessa vez
eu fui de ônibus e a viagem que
seria para levar 22 horas durou
cerca de 30 horas por causa
das condições da estrada. As
carretas que transitam na BR vêm carregadas e acabam cavando valas na estrada. Na maior parte, também, não tem acostamento”, disse. A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) informou à reportagem da REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC) que a AM-364 se sobrepõe ao traçado da BR-174, sendo, portanto, um trecho de responsabilidade federal. A reportagem também entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) no Amazonas, mas, até o fechamento desta página, não obteve resposta.
Histórico
Criado para ligar o Amazonas a região Centro-Oeste e ao restante do Brasil, a BR-319 foi inaugurada na década de 1970, durante o regime militar. Por falta de manutenção, começou a se deteriorar na década de 1980, até chegar ao ponto de ficar intrafegável. Atualmente, problemas burocráticos, como a falta de licença ambiental, impedem que a rodovia volte a ser asfaltada em um trecho de aproximadamente 400 quilômetros.