CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

‘Muito complicada’, diz usuário sobre as rodovias BR-319 e AM-364

  1. Principal
  2. Notícias

08/02/2018

Notícia publicada pelo jornal Diário do Amazonas

Usuários da AM-364, estrada que liga a capital ao município de Manicoré (a 332 quilômetros a sudoeste de Manaus), e da BR-319 (Manaus – Porto Velho, capital de Rondônia), reclamam das péssimas condições das vias. Eles denunciam que a viagem de Manicoré para Manaus deveria durar, em média, quatro horas, mas acaba demorando cerca de oito horas, devido à situação ruim das estradas, agravada pelo período chuvoso.

Otthon Leão, do departamento de marketing do São Raimundo Esporte Clube, conta que fez o trajeto quando foi com a delegação do clube para disputar uma partida pelo Campeonato Amazonense de futebol profissional, no dia 20 de janeiro. “A comissão técnica foi pela estrada enfrentando todas as dificuldades que a população da área enfrenta. Essa é a única estrada que liga Manicoré a outras cidades e só passa carros com tração nas quatro rodas.Quando chove fica lisa e atola todos os carros. E é a comunidade que faz a manutenção nas pontes”, relatou.

O estudante de Direito Otávio Júnior, que mora em Manaus, mas é natural de Manicoré, utiliza a AM-364 e a BR-319 nos finais de semana e em feriados para visitar a família. “Como meu carro é baixo,não dá para ir no período de chuva porque a estrada fica muito ruim. Neste ano já teve dois casos de capotamento e vários casos de carros que atolaram, pelo fato de estar ruim. A situação da AM-364 e da BR-319 está muito complicada. Passar a pá mecânica já ajudaria”, explicou.

O comerciante Charley Oliveira fez uma viagem de Manaus para Humaitá (a 590 quilômetros a sudoeste de Manaus),do dia 26 a 29 de janeiro, e utilizou a BR-319. Segundo Charley, essa é a segunda vez que ele faz a viagem e a estrada está cada vez pior. “Dessa vez eu fui de ônibus e a viagem que seria para levar 22 horas durou cerca de 30 horas por causa das condições da estrada. As carretas que transitam na BR vêm carregadas e acabam cavando valas na estrada. Na maior parte, também, não tem acostamento”, disse. A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) informou à reportagem da REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC) que a AM-364 se sobrepõe ao traçado da BR-174, sendo, portanto, um trecho de responsabilidade federal. A reportagem também entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) no Amazonas, mas, até o fechamento desta página, não obteve resposta.

Histórico

Criado para ligar o Amazonas a região Centro-Oeste e ao restante do Brasil, a BR-319 foi inaugurada na década de 1970, durante o regime militar. Por falta de manutenção, começou a se deteriorar na década de 1980, até chegar ao ponto de ficar intrafegável. Atualmente, problemas burocráticos, como a falta de licença ambiental, impedem que a rodovia volte a ser asfaltada em um trecho de aproximadamente 400 quilômetros.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House