CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Obsolescência contestada

  1. Principal
  2. Notícias

23/01/2018

Notícia publicada pelo site Revista Amanhã

Tudo começou na esteira da crise de 1929. Precisando vender mais produtos para os mesmos consumidores, cuja renda não aumentava, a indústria descobriu a solução para os seus problemas: fazer mercadorias menos duráveis, obrigando a troca frequente. Bernard London foi o responsável por difundir o conceito (leia o texto original em inglês aqui).

De lá para cá, a obsolescência programada só fez crescer e se sofisticar, tornando-se uma marca da indústria de duráveis e semiduráveis. A de eletrônicos, então, abraçou-a com fervor. Basta ver a polêmica envolvendo a Apple e a lentidão de seus sistemas operacionais mais antigos.

Os consumidores, contudo, começaram a se rebelar. Primeiro, foram os tutoriais na internet, ensinando as pessoas a consertar seus próprios objetos. Depois, as oficinas voluntárias para conserto de eletrodomésticos e eletrônicos, que nasceram nos Estados Unidos.

Agora, na França, uma associação entrou na Justiça contra a Apple, em razão da lentidão proposital de iPhones antigos, e contra as fabricantes de impressoras, que programam seus equipamentos para interromper o funcionamento depois de um número pré-determinado de cópias, independentemente do estado do aparelho (leia aqui).

Trata-se de uma notícia auspiciosa. A pressão contra os fabricantes e a cobrança de medidas regulatórias junto a órgãos estatais é um dos caminhos para reverter os danos ambientais e econômicos causados pela prática da obsolescência.

A outra é a criação de alternativas, seja para conserto dos produtos, seja para a oferta de equipamentos de durabilidade maior, como o Fair Phone.

Enquanto isso, seguir firme com a disseminação da informação a respeito das práticas da indústria, como fez o ótimo documentário espanhol a seguir. Assista e divulgue.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House