CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Bitcoins: ganhos ou fraude financeira?

  1. Principal
  2. Notícias

22/01/2018

Notícia publicada pelo jornal Acritica

O bitcoin é uma moeda que diferente do real e do dólar, é totalmente virtual. Sua emissão não é controlada por uma instituição monetária, mas sim de forma descentralizada. Já seu valor obedece a regras de mercado: quanto maior a demanda pela moeda, maior a cotação.

A moeda é a nova sensação no mercado mundial e vem chamando atenção pelo seu valor. Mas com a euforia é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar e até mesmo investir em bitcoin.

O bitcoiner Alex Mesquita ressalta a importância que antes de investir, a pessoa deve buscar informações, aprender a comprar, manusear, armazenar e transformar o bitcoin em moeda local. Ele afirmou que o investidor de médio e longo prazo apresenta os maiores lucros e é totalmente seguro. “A pessoa deve investir apenas aquilo que não fará falta no curto prazo e evitar tomar empréstimos para este tipo de investimento”, disse.

Para a head da área de economia digital, do Vinhas & Redenscki Advogados, Sandra Rogenfisch, é preciso entender os riscos por trás desse tipo de investimento, como a volatilidade de preços e o funcionamento operacional por trás do negócio. Além disso, é necessário ficar atento para evitar cair em golpes como fraudes e esquemas de pirâmides.

Já o professor da Fundação Getúlio Vargas André Miceli sugere atenção para os investidores novatos ao armazenar o dinheiro online. Miceli recomenda procurar corretores confiáveis e buscar o histórico delas no mercado.

Saiba +

Oscilações da moeda

O valor do Bitcoin disparou no segundo semestre de 2017. Em meio a oscilações bruscas entre novembro e dezembro, cada moeda chegou a valer U$ 18 mil (U$ 59 mil) - um aumento considerável, já que o câmbio no início de 2017 era de 1 bitcoin para U$ 1 mil. Existem cerca de 16,5 milhões de bitcoins em circulação, e cerca de 3,6 mil novos são criados todos os dias.

blog

Alex Mesquita

INVESTIDOR EM CRIPTOMOEDAS

“O mercado de criptomoedas foi o melhor investimento de 2017. O bitcoin saiu de menos de $ 1000 em janeiro e chegou a valer $20.000 em dezembro, valorização de 2.000%. É um mercado muito volátil, sendo assim, de alto risco, por isso, é muito importante que antes de investir, a pessoa busque o máximo de informação, aprenda a comprar, manusear, armazenar e transformar em moeda local. Quem mais lucra neste mercado é o investidor de médio e longo prazo, neste sentido, é totalmente seguro. Quando a pessoa utiliza criptomoedas ela é seu próprio banco, sendo assim, ela deve cuidar de toda a segurança, (criar senhas fortes, possuir backup de suas chaves privadas e ter um bom antivírus é primordial). Mas, quando falamos em pagamentos, as criptomoedas são deflacionárias, ou seja, seu poder de compra aumenta com o passar do tempo.

RESSALVA

No Brasil, Banco Central, Comissão de valores Mobiliários e Receita Federal enxergam bitcoins como ativo e não como moeda digital, por isso, quem compra tem que declarar no imposto de renda quando o valor superar R$ 35 mil, além de pagamento de impostos sobre os ganhos.

O Banco Central informou, por meio de nota, que a compra e a guarda das denominadas moedas virtuais com finalidade especulativa estão sujeitas a riscos imponderáveis, incluindo, nesse caso, a possibilidade de perda de todo o capital investido, além da típica variação de seu preço. O armazenamento das moedas virtuais também apresenta o risco de o detentor desses ativos sofrer perdas patrimoniais.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House