CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

MPF apura notícia de corredor ecológico transnacional pela Amazônia Brasileira

  1. Principal
  2. Notícias

22/01/2018

Notícia divulgada pelo jornal Diário do Amazonas

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF) instaurou inquérito civil para apurar a notícia do polêmico corredor ecológico transnacional que ligaria a Cordilheira dos Andes, passando pela Floresta Amazônica, até o Oceano Atlântico, o chamado Corredor Andes-Amazônia Atlântico’, também conhecido como ‘AAA’ ou ‘Corredor Ecológico Triplo A’ , abrangendo a região conhecida como ‘Cabeça do Cachorro’, no Estado do Amazonas”. A ideia é vista por setores da esquerda e da direita brasileira como uma nova ameaça à soberania brasileira na Amazônia.

A Portaria de instauração do inquérito manda oficiar ao Ministério do Meio Ambiente(MMA) para informar sobre eventual recebimento e tramitação de proposta de criação do corredor ecológico e se há posicionamento oficial, ou pelo menos análise técnica do ministério é do Instituto Chico Mendes (ICMBio) sobre o tema; bem como sobre a origem e efetiva destinação dos recursos públicos (pelo menos 60 milhões de dólares) “alusivos ao denominado projeto ‘Paisagens Sustentáveis da Amazônia’.

O MPF também determinou que seja oficiado o Banco Mundial no Brasil (escritório nacional), Secretaria Estadual do Meio Ambiente no Amazonas (Sema), Conservação Internacional (CI) e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), a fim de que sejam colhidas as informações, num prazo de 20 dias.

O controverso corredor ecológico que ligaria os Andes ao Atlântico é uma área de 200 milhões de hectares onde vivem 30 milhões de pessoas, 385 povos indígenas, de oito países sul-americanos. A área teria 309 áreas protegidas (957.649 km2) e 1.199 terras indígenas (1.223.997 quilômetros quadrados) ligadas pelo imenso corredor.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House