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BrandZ UK 2018: Gigantes da indústria lideram ranking das marcas britânicas mais valiosas

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27/12/2017

Notícia publicada pelo site Kantar Brasil

O primeiro ranking anual BrandZ das top 50 marcas britânicas mais valiosas incluiu algumas das marcas mais famosas do mundo, refletindo o papel do Reino Unido como um centro de serviços financeiros, de exploração de energia e de comunicações. Muitas das marcas que aparecem no ranking são incrívelmente fortes e resistentes. Além disso, elas têm sido bem sucedidas em acompanhar as mudanças de atitudes e de prioridades dos seus consumidores em meio aos preparativos do Reino Unido em deixar de ser parte da União Europeia, oferecendo um bom custo benefício ao demonstrar características como qualidade e longevidade, além de se aliarem a histórias que ressoam com a vida das pessoas.

Marcas de serviços e de infraestrutura concentram a primeira metade das top 50 marcas. Setores como telecomunicações, finanças e utilidades concentram 8 das top 10 marcas mais valiosas do ranking, contribuindo com 66% do valor total das top 50 marcas britânicas listadas pelo BrandZ.

O estudo do BrandZ mostra que as marcas líderes no Reino Unido são reconhecidas e têm boa reputação tanto na região quanto no mundo. No entanto, os consumidores não as percebem como inovadoras, o que as coloca em risco diante de rivais novos e menores. A inovação tem um papel importante no crescimento do valor das marcas: as marcas britânicas com melhor pontuação em inovação têm valor de marca quase duas vezes maior do que as que tem baixa pontuação nesse quesito.

A Vodafone lidera o ranking na primeira posição, avaliada em $27.3 bilhões. A companhia tem um forte propósito de marca - conectar todos para viver uma vida melhor hoje e construir um futuro melhor amanhã - que é expresso através do seu novo posicionamento, com o slogan "The Future is Exciting, Ready?" e ao convidar as pessoas para se beneficiar das suas novas tecnologias. Contornando uma falta de amor pelo seu setor, o HSBC (nº 2) investiu em programas de mudanças internos e em inovações de serviços para fazer a vida dos seu consumidores ficar mais fácil. Essas novidades estão começando a refletir em uma melhor percepção, reputação e valor de marca.

Exportar é algo vital para a "Marca Britânica". Para as top 50 marcas listadas no ranking, 54% das suas receitas advém de fora do Reino Unido; a proporção é ainda maior entre as top 10 marcas, para as quais 63% da receita vêm de fora da região. Os exportadores que gera mais receitas em territórios internacionais incluem a ASOS, Dyson, Lipton e Vodafone. Marcas que são claras sobre seus posicionamentos, são inovadoras e sabem entregar uma boa experiência de marca têm um melhor posicionamento através de países dos mais diversos e mantêm seu apelo aos consumidores de todo o mundo.

“Há um grande potencial para as marcas britânicas serem bem sucedidas globalmente depois do Brexit. Elas estão impregnadas de sua herança, e o significado de "ser feita no Reino Unido" é tido em alta conta por consumidores internacionais. Ao enfatizar e aproveitar o que as faz serem amadas e confiáveis, enquanto cultivam uma profunda compreensão de como ser relevante para seus consumidores em cada mercado alvo, as marcas podem redefinir a si mesmas de forma bem sucedida, se colocando como exportadoras líderes em um mundo pós-Brexit", explica David Roth, CEO das regiões EMEA e Ásia da The Store WPP.


Confira algumas outras tendências destacadas no relatório BrandZ das Top 50 Marcas Britânicas Mais Valiosas:

  • As marcas líderes no Reino Unido estão para trás dos seus pares globais em 5 métricas que ajudam no crescimento financeiro de longo prazo. Elas estão avaliadas pouco acima da média em propósito, inovação, comunicação, experiência com a marca e amor à marca – Dulux, Boots, BBC, Tesco e BA estão entre as que possuem a melhor pontuação.
  • Existem 11 marcas de instituições financeiras e seguros nos Top 50, representando 21% do valor total do ranking.
  • As 9 marcas de telecomunicações e entretenimento respondem por quase um terço do valor das Top 50 marcas.
  • Varejo aparece com força: as 9 marcas com colaboram com $25 bilhões no valor total do ranking das top 50 marcas. A Tesco (nº 7) melhorou a sua performance no mercado ao focar nas necessidades dos seus consumidores, melhorando a experiência e o serviço que entrega a eles.
  • Confiança é mais do que ser bem estabelecdo. As marcas mas confiáveis do Reino Unido - como BA, Cadbury, BBC e Royal Mail – têm maior probabilidade de serem amadas e recomendadas pelos consumidores. No entanto, a relativamente nova MoneySuperMarket, que não faz parte dos Top 50, é vista como 22% mais confiável do que a média das marcas, mostrando que marcas novas também podem ganhar confiança do consumidor.

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