CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Fed eleva meta da taxa de juros para faixa entre 1,25% e 1,50%

  1. Principal
  2. Notícias

12/12/2017

Notícia publicada pelo Valor Econômico

O Federal Reserve anunciou, nesta quarta-feira (13), a sua terceira elevação dos juros de curto prazo neste ano e disse que segue em vias de traçar uma trajetória semelhante para a política monetária no ano que vem, sinalizando uma continuidade de ações enquanto o BC americano passa por uma grande reestruturação da sua liderança.

A votação teve 7 votos a favor e 2 contrários à elevação. Os dois votos dissidentes foram dos presidentes do Fed de Chicago, Charles Evans, e do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari.

Os integrantes do Fed anunciaram a elevação da sua taxa de juros de referência, os Fed Funds, em 25 pontos-base, ao intervalo entre 1,25% e 1,5%. Os membros do BC revisaram as suas projeções para o crescimento econômico e disseram que esperam continuar elevando os juros caso a economia tenha um desempenho próximo das projeções.

Os integrantes não alteraram significativamente as projeções para a trajetória de elevação dos juros ou para a inflação, apesar de esperarem agora que a economia cresça a um ritmo mais rápido e que o mercado de trabalho fique ainda mais apertado do que nas últimas projeções, divulgadas há três meses.

2018

Os integrantes do Fed projetam três elevações de 25 pontos base em 2018, como mostrou o "gráfico de pontos" ("dot plot") no resumo trimestral das condições econômicas. Os pontos mostram que seis dos 16 participantes esperam que a taxa fique entre 2,0% e 2,25% no próximo ano, o que significaria três aumentos de 0,25 ponto percentual do nível atual, entre 1,25% e 1,5%. Esse é o ponto médio, já que quatro membros do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) veem pelo menos quatro aumentos e seis membros veem menos de três.

Os pontos também mostram a expectativa mediana de dois aumentos da taxa em 2019 e dois mais em 2020 - neste ano, um participante vê a taxa abaixo de 2%, enquanto dois a veem acima de 4%.

Não houve uma mudança importante em relação às projeções anteriores divulgadas em setembro, quando o Fed já esperava realizar três elevações da Fed Fund Rate de taxa em 2018.

As novas projeções indicam que os integrantes esperam que a economia cresça 2,5% neste ano e no próximo, elevando as projeções de setembro, de 2,4% e 2,1%, respectivamente. O Fed espera, ainda, que a economia cresça 1,8% no longo prazo e as projeções desta quarta-feira indicam que os membros esperam agora que o crescimento econômico ultrapasse este nível até 2020.

Os integrantes não alteraram significativamente as projeções de inflação, embora eles projetem agora que a taxa de desemprego caia a 3,9% em 2018 e 2019, abaixo dos 4,1% da projeção de setembro e bem abaixo da projeção de longo prazo, que permaneceu em 4,6%.

Vale a pena notar que esta foi a última reunião do Fed com divulgação de projeções sob o comando de Janet Yellen, que entrega a presidência para

Jerome Powell em fevereiro de 2018. Além disso, há a percepção de que o Fomc será um pouco mais "hawkish" com a adição de novos membros no ano que vem.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House