CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Cetam: 'Oferta de Vagas aumentará 64%

  1. Principal
  2. Notícias

16/11/2020

Fonte: ACRÍTICA

O ano atípico, diante de uma pandemia que mudou a rotina do mundo, interrompeu aulas e adiou o retorno de atividades presenciais, não desanimou a direção do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

A ideia é manter o otimismo, traçar metas e trabalhar para que a educação profissional na capital e interior do Estado continue a crescer. Nessa entrevista, o diretorpresidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, fala das medidas adotadas para vivenciar o novo normal, sem risco a alunos e servidores.

Ele também revela estar planejando ampliar, em 64%, a oferta de vagas para os próximos dois anos, além de aumentar em 20% o número de cursos.

O senhor reassumiu a direção do Cetam dia 21 de setembro, em plena pandemia. Qual foi o cenário encontrado?

O Governo do Amazonas adotou protocolos de segurança sanitária e estava retomando as atividades presenciais nas escolas da capital quando retornei à instituição.

Não foi diferente no Cetam, que cuida da área da educação profissional. Claro que houve um impacto negativo nos números de atendimento, mas o retorno seguro já havia sido iniciado. As aulas na capital foram retomadas dia 3 de agosto.

O que o Cetam tem feito para se adaptar a essa nova realidade?

Desde a retomada gradual das aulas presenciais na capital, o Cetam vem adotando as medidas previstas no Protocolo de Prevenção e Proteção à Covid-19.

Além disso, realizamos a testagem em todos os servidores da autarquia e aumentamos o controle na entrada das unidades. Ainda não foi possível retomar os cursos na área de estética, pois estamos aguardando norma específica.

E como está a situação das aulas no interior? Tem previsão do retorno das atividades presenciais?

A previsão de retorno das aulas presenciais no interior depende da autorização do órgão sanitário responsável, a FVS. O retorno da educação básica e superior está sendo alinhado com a Seduc e UEA, nossas parceiras. Também levamos em consideração a realidade de cada prefeitura. As ações estão sendo replanejadas. Nenhum curso será cancelado, mas o retorno será realizado de forma segura e responsável.

Quais seus planos para o restante de 2020 e para os próximos dois anos frente à instituição?

Vamos garantir, por meio do realinhamento das ações, o que estava previsto no plano de governo, que é a expansão do atendimento do Cetam, com foco na empregabilidade. A meta é ampliar em 64% o número de vagas ofertadas nos próximos dois anos. Manteremos todos os cursos atuais, mas também vamos nos aproximar das novas matrizes econômicas de cada região para fomentar o acesso ao emprego e renda por meio da qualificação profissional.

Essa escola ofertará quais cursos e quantos alunos serão beneficiados?

A capacidade é de até 4.560 vagas/ano. São 12 laboratórios técnicos, sendo quatro voltados a oficinas de artesanato, dois para aulas de culinária, quatro para oficinas de imagem pessoal e dois para cursos de corte e costura. A escola terá um salão de beleza para atividades práticas. Além dos cursos sociais, teremos três laboratórios de Informática e biblioteca.

Tem uma estimativa de oferta de vagas voltadas à capital e interior do Amazonas?

Sim. O total de vagas será de 300 mil até 2022, sendo divididas entre os cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) e cursos técnicos de nível médio (Fortec) para todos os 62 municípios do estado. Para isso, precisamos da captação de mais recursos para a educação profissional por meio de parcerias, aportes de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e
Inovação) e mais projetos.

Algum curso novo previsto no catálogo do Cetam para 2021 e 2022?

Estamos atualizando e ampliando o catálogo de cursos profissionais do Cetam, que deve chegar a 500 cursos em 2021. Isso significa 20% de crescimento nas opções.
Para viabilizar esta ação estamos levantando as demandas com consulta pública e parcerias interinstitucionais.

E sobre a unidade do Cetam zona Norte? Qual a previsão de entrega?

Esta nova unidade será a primeira escola de educação profissional pública da zona Norte de Manaus. Ela será entregue pelo Governo do Amazonas até março de 2021. São 3.555,12m² de área construída no conjunto Galileia, bairro Nova Cidade.

Qual o papel do Cetam neste novo cenário pós pandemia?

A educação profissional pode e deve atuar na linha de frente das respostas à crise causada pela Covid-19. Com a retomada das atividades e, consequentemente, o período de recuperação da economia, a demanda dos cursos técnicos e de qualificação deve
aumentar. O Cetam está enfrentando esses novos desafios para atender as habilidades técnicas necessárias dos alunos. Precisamos de infraestrutura técnica mas, sobretudo, de pessoal qualificado.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House