cieam@cieam.org.br

(92) 3627-3800

  1. Home
  2. Notícias
  3. Suframa se reúne com prefeito de Atalaia do Norte sobre projeto Cidades Inteligentes
Notícias

Suframa se reúne com prefeito de Atalaia do Norte sobre projeto Cidades Inteligentes

  • Postado em: 30/11/2021
Tweetar

O superintendente da Zona Franca de Manaus, Algacir Polsin, se reuniu nesta quinta-feira (25), na sede da Autarquia com o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, que demonstrou interesse em conhecer projetos de desenvolvimento sustentável desenvolvidos pela Suframa e que poderiam ser implantados na cidade. Outro interesse da prefeitura é adesão do município ao projeto Cidades Inteligentes.

O superintendente destacou que a melhora nas gestões municipais é uma das principais preocupações da Autarquia, pois tal fator tem impacto direto na implementação de projetos de desenvolvimento sustentável. O general salientou ainda a disponibilidade de cursos de gestão municipal no site da Suframa além da possibilidade do ingresso de estagiários da prefeitura na Autarquia para aprimoramento técnico, especialmente na elaboração de projetos.

“A Suframa não tem mais a autonomia financeira de antes, quando financiou a compra de maquinários para Atalaia do Norte, por exemplo. Nosso papel agora é de articulação com projetos de desenvolvimento, inclusive auxiliando na busca de recursos e criando uma sinergia entre os atores. Acredito que recursos não faltam na Amazônia, mas eles precisam ser empregados em projetos bem elaborados”, salientou o superintendente, acrescentando que técnicos da Autarquia identificaram dezenas de convênios entre União e prefeituras da Amazônia com recursos provisionados cujos projetos não foram efetivados por conta de inconsistências em seus projetos básicos.

O prefeito de Atalaia do Norte declarou que a efetivação de uma parceria com a Suframa seria essencial para o município, cujo maior fonte de recursos é a prefeitura, e cujos recursos são quase todos dispendidos no pagamento dos funcionários públicos municipais.

A reunião foi intermediada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jório Veiga, e pela secretária executiva de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Tatiana Schor, que acompanhou a reunião e contou também com a participação dos secretários municipais da cidade localizada a 1138 quilômetros de Manaus.

Cidade inteligente

Por definição, uma “Cidade Inteligente” é comprometida com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentável, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural, cuja atuação ocorra de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede. Além disso, uma “Smart City”, termo globalmente utilizado, promove o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas e utiliza tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços com eficiência, reduzir desigualdades, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, garantindo o uso seguro e responsável de dados e das tecnologias da informação e comunicação.

O projeto da Suframa tem o objetivo de apoiar municípios da região na melhoria das suas capacidades governativas para aproximá-los dos parâmetros e diretrizes da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes (http://www.andusbrasil.org.br/acervo/publicacoes/55-carta-brasileira-cidades-inteligentes).

Fonte: Banzeiro News