Notícias


Reunião do Comitê Indústria ZFM Covid-19 é transmitida ao vivo no Youtube pela primeira vez

Fonte: Comunicação CIEAM

Fabíola Abess

imprensa@cieam.com.br

A reunião COMITÊ INDÚSTRIA ZFM COVID-19 foi transmitida ao vivo nesta segunda-feira, 13, pela primeira vez, no canal do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), no YouTube. Esta foi a 17ª reunião e o Painel apresentado foi a "Reforma do Sistema Tributário Brasileiro", que contou com a participação do professor Heleno Taveira Torres e do deputado federal Sidney Leite em debate.

Para o doutor Heleno Taveira, as duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC 45 e PEC 110) que tramitam no Congresso não convergem, "essas duas propostas na verdade não convergem, o trabalho da Comissão é justamente o de tentar trabalhar uma convergência para que estas propostas sejam melhor alinhavadas, mas isso dentro de um espaço constitucional. Agora nós não temos apenas o desafio de recuperação da economia, mas a nova recuperação devido às consequências da pandemia, não temos tempo para trabalhar com experimentos", disse.

O senador pelo Amazonas e Membro titular da Comissão Mista da Reforma Tributária no Congresso Nacional, Eduardo Braga, também participou da videoconferência, onde reafirmou seu compromisso com a Zona Franca de Manaus e colocou-se à disposição. "Nossa preocupação com a reforma tributária é muito grande porque nós precisamos manter as vantagens comparativas da ZFM diante do novo cenário que será construído com essa reforma", participou.

O deputado federal Sidney Leite que é membro titular da Comissão de Reforma Tributária, apresentou o tema "PEC 45 – Comissão Especial - Ambiente Político" e concordou com a preocupação do professor Heleno com o tempo curto para aprovação de uma nova reforma, "essa é uma questão temerária não só do ponto de vista da pandemia e concordo com o senhor porque nós somos um país extremamente desigual, parece que a reforma tributária se preocupa apenas com a simplificação, não tem uma preocupação de Estado, porque entendo que se faz necessário que o governo sinalize que este momento é importante e que as lideranças no Congresso olhem para a questão fiscal, porque a gente vê que a carga tributária não é pequena e as despesas só aumentam, o Brasil é o 4º país do mundo em incidência de impostos sobre as empresas", observa.

A íntegra da reunião está disponível no Youtube e já conta apenas até o momento da publicação deste texto com dezenas de visualizações. Clique e siga o canal do CIEAM:


Fique Informado