cieam@cieam.org.br

(92) 3627-3800

  1. Home
  2. Follow Up
  3. O rio comanda nossas vidas*
Follow Up

O rio comanda nossas vidas*

  • Postado em: 16/12/2021 08:58
Tweetar

Thiago Terada (*)

O manauara tem uma relação umbilical com as águas. A cidade é cercada pelo rio Negro, cortada por igarapés e conta com um dos pontos turísticos naturais mais impactantes do mundo, o Encontro das Águas. Fenômenos como a cheia e a vazante transformam a rotina da cidade ao longo do ano e, entre um banzeiro e outro, os laços entre a população da capital amazonense e as águas seguem inabaláveis.

Desde a chegada do grupo Aegea por aqui, há três anos e meio, observamos esse relacionamento intenso entre o manauara e as águas. E estamos contribuindo para que ele continue fluindo naturalmente, de maneira ainda mais próxima.

Cuidar de algo tão precioso para o ser humano é uma missão que exige dedicação, coragem e um olhar amplo para todos os envolvidos no ciclo da água. Por isso, a concessionária Águas de Manaus já investiu mais de 500 milhões de reais em melhorias no saneamento básico da capital do Amazonas. Além dos números robustos, garantimos avanços que estão impactando positivamente a vida de quem mora na cidade.

Manaus é uma das capitais brasileiras que mais avançou nos indicadores de saneamento básico desde 2018. Hoje, temos 98% da zona urbana da capital atendida com a água que captamos do Rio Negro e tratamos com toda qualidade e padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, para então, distribui-la para as torneiras da população. No sistema de coleta e tratamento de esgoto, estamos ampliando a infraestrutura para atender cada vez mais pessoas. Hoje, meio milhão de moradores de Manaus já contam com o serviço, que chega a 26% da capital.

A relação entre água de qualidade nas torneiras, ampliação das redes de coleta e de pontos de tratamento de esgoto com a saúde é direta. Doenças de veiculação hídrica como diarreia, vômitos e infecções de toda ordem, tiveram uma redução drástica de registros em locais que passaram a ser atendidos pela Águas de Manaus. Este cenário foi chancelado pelo Instituto Trata Brasil, uma instituição de renomada credibilidade no setor. Nos meses de junho e julho, eles vieram até a cidade para conduzir uma pesquisa social, que atestou os ganhos decorrentes da chegada da água em locais que não contavam com o serviço. A confiança na água disponibilizada saltou de 45% para 81% e mais de 97% dos moradores beneficiados afirmaram sentir mais dignidade após ter acesso à água tratada. As ligações clandestinas, que representavam risco à saúde das pessoas e eram a principal fonte de acesso à água nestes locais vulneráveis, caíram a zero.

Com esse trabalho, estamos saindo do topo dos rankings de reclamações de consumidores e de um prestador de serviço visto como “distante” da população por anos, para sermos reconhecidos por órgãos de saúde pública como uma empresa que é vetor de indicadores positivos em saúde e qualidade de vida. Isso não tem preço!

Seguimos trabalhando dia e noite, pois sabemos que as demandas de uma metrópole que se expande em ritmo acelerado como Manaus precisam ser atendidas, especialmente nas regiões que são fruto do crescimento não planejado e onde a vulnerabilidade social ainda é dominante. Nestes locais, já implantamos mais de 115 quilômetros de redes de abastecimento de água, beneficiando mais de 120 mil pessoas. Vamos investir mais R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos. Isso implicará numa transformação positiva em todas as direções. Menos patologia social e mais saúde para deixar a concessionária ainda mais presente no dia a dia da sociedade.

Prestamos um serviço essencial para Manaus e todos os dias, nosso trabalho faz a diferença na vida de mais de 2,2 milhões de pessoas que moram aqui. Promover uma transformação neste serviço é gratificante e desafiador. Um de nossos propósitos é ir além da simples prestação de serviço, construindo boas relações com a cidade, ouvindo e conhecendo quem são as pessoas que fazem uma metrópole do tamanho de Manaus funcionar. E, assim como o ciclo das águas, vamos renovando diariamente nossas forças, objetivos e planos para que tenhamos vida em abundância, como abundantes e sagradas são as águas que abençoam Manaus.

(*) Terada é diretor-presidente da empresa Águas de Manaus

https://brasilamazoniaagora.com.br/o-rio-comanda-nossas-vidas/