20/10/2014
Os dados são do Departamento Nacional de Ar-Condicionado Residencial, da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).
Porém, mesmo com o desenvolvimento registrado nos últimos anos, somente 15% dos domicílios no Brasil possuem ar-condicionado, segundo a Abrava. A entidade não dispõe de dados regionais, mas as elevadas temperaturas no Amazonas garantem para o mercado de ar-condicionado residencial segue com crescimento expressivo, visto que o aparelho deixou de ser artigo de luxo para se tornar item necessário às residências da região.
De acordo com dados da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), somente em agosto deste ano, foram comercializadas 2,1 mil unidades de condicionadores de ar no comércio local.
A quantidade, segundo a entidade, representa um aumento aproximado de 9% do volume vendas deste segmento em comparação com igual período do ano passado.
A produção também apresentou crescimento, conforme dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O produto que mais se destacou, entre janeiro e agosto deste ano, foi o condicionador de ar tipo split system, com volume de 2,2 milhões de unidades, sendo 14,55% superior ao montante produzido no mesmo período de 2013.
Os condicionadores de ar tipo janela tiveram aumento de 19,65%, com 437 mil unidades.
O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Eletrônicos de Manaus (Sinmen), Athaydes Mariano Félix, afirma que o segmento de ar-condicionado foi um dos segmentos da indústria que não enfrentou sucessivas retrações durante o ano.
Para ele, o resultado obtido por este segmento amenizou os efeitos negativos do setor de duas rodas. “A produção de ar-condicionado junto com a de televisores e celulares salvaram a nossa economia”, observa.
Segundo dados da Abrava, a LG Electronics do Brasil, líder de venda no mercado de ar-condicionado residencial, no primeiro semestre de 2014 dobrou a sua capacidade produtiva de condicionadores de ar do tipo split e dos demais modelos com a ampliação da unidade do Polo Industrial de Manaus (PIM), no ano passado.
De acordo com o gerente geral de vendas da multinacional, Lúcio Bacha, a estimativa da empresa é fechar 2014 com crescimento acima de 40% em comparação a 2013. “A LG sempre procura inovar em seus produtos e tem uma força gigantesca no desenvolvimento de produtos com alta tecnologia”, frisa.
Fonte: Amazonas Em Tempo