13/01/2014
O Polo Industrial está presente no discurso de todos os senadores e deputados. Entre os senadores, Alfredo Nascimento (PR) foi o que mais falou sobre a ZFM, seguido da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). Os senadores falaram sobre a manutenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) diferenciado para o Polo Industrial, bem como a prorrogação por mais 50 anos dos atuais incentivos fiscais que a ZFM possui. Como 2012 foi ano de eleições municipais, o assunto foi predominante entre os senadores.
Quem mais apresentou propostas, projetos e requerimentos no Senado durante 2013 foi o senador Eduardo Braga (PMDB), com 438. Alfredo Nascimento (PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) empataram com 23 projetos, PECs e requerimentos.
Alfredo Nascimento, em 2012, falou mais sobre ICMS da Zona Franca, eleições municipais e BR-319, pedindo melhorias no serviço de infraestrutura da estrada.
Já no final de 2012, Braga e Alfredo se referiram à suposta agressão sofrida pela senadora Vanessa, em debate eleitoral no ano de 2012. Alfredo chegou a se pronunciar pedindo que o governador Omar Aziz (PSD) abrisse um inquérito para investigar o caso.
Eduardo Braga (PMDB) priorizou o discurso ambiental, tanto em 2012 como em 2013. A realização da Rio+20, em 2012, foi um dos destaques do discurso do senador.
Vanessa priorizou a defesa às mulheres, deu ênfase à campanha ‘Outubro Rosa’ e outros assuntos relacionados à mulher. Em 2012, a senadora enfatizou as eleições municipais, royaltes do petróleo e a reforma eleitoral.
Deputados
O único deputado que se diferenciou dos demais em seu discurso foi Átila Lins (PSD). Apesar de ter sido o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 506/10 que trata da prorrogação da Zona Franca, o parlamentar priorizou demandas dos municípios do Amazonas. Ainda assim, foi o que mais falou da Zona Franca de Manaus, entre os deputados federais.
A instalação de uma estrutura do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi o destaque. Em pelo menos dez discursos, Átila lembra da necessidade da implantação da unidade da previdência social em municípios, como Urucurituba, Beruri, Anori, Apuí, Autazes, Envira, Itacoatiara e Ipixuna. Predomina, também, no discurso de Átila, elogios à administração do governador Omar Aziz (PSD). Em 2012, o parlamentar deu ênfase aos mesmos assuntos.
Carlos Souza (PSD) também se referiu diversas vezes à administração do governador do Amazonas, mas o parlamentar foi o segundo que mais falou da importância da ZFM. Ele apresentou, em 2013, 71 projetos. Um dos projetos pede a desoneração fiscal dos aparelhos de televisão “para que o povo acompanhe a Copa de 2014”. No ano de 2012, o deputado apresentou 46 projetos, 26 a menos que em 2013. Foi relator de apenas um projeto, contra cinco em 2012.
Henrique Oliveira (SDD) priorizou assuntos relacionados à melhoria da carreira dos agentes em endemias e à saúde em geral. Apresentou 20 projetos e foi relator de um. Em 2012, tinha apresentado apenas duas PECs.
Outro deputado que priorizou, no discurso, elogios à gestão de Omar foi Silas Câmara (PSD), do mesmo partido do governador. Outro assunto que ganhou destaque por Silas foi relacionado a igrejas evangélicas, homenagens, congratulações a pastores, mas também falou sobre a ZFM. Em comparação aos oito deputados da bancada amazonense, o parlamentar foi o segundo que menos falou em 2013, mas o que mais apresentou requerimentos, somando 250.
Sabino Castelo Branco (PTB) foi o que menos apresentou projetos, apenas quatro, e o que menos discursou. Sabino se pronunciou apenas cinco vezes e, em 2012, apenas duas. O deputado também elogiou Omar Aziz em relação ao Programa Ronda no Bairro.
A corrupção é o assunto mais debatido em discursos pelo deputado Francisco Praciano (PT), o que também não se difere de 2012. Por sete vezes, o deputado falou contra a prática no País. Praciano apresentou 126 projetos e foi relator de um projeto.
Fonte: Portal D24am.com