11/08/2014
O Polo Industrial de Manaus (PIM), principal área da Zona Franca, atualmente conta com mais de 600 empresas instaladas. A Zona Franca reúne indústrias nacionais e multinacionais com alto grau de competitividade, capazes de atender ao mercado nacional e ajudar o Brasil a ampliar a sua inserção no mercado internacional por meio das exportações.
As empresas instaladas no Polo fazem parte, principalmente, dos segmentos de eletroeletrônicos, bens de informática, duas rodas, termoplástico, químico, metalúrgico, mecânico, descartáveis (isqueiros, canetas, barbeadores), entre outros.
Até maio deste ano, o PIM registrou faturamento de R$ 35,8 bilhões (US$ 15.5 bilhões), segundo os dados dos Indicadores de Desempenho do PIM do mês de maio, divulgados pela Suframa. O desempenho é 16,87% maior, na moeda brasileira – e 1,59% maior, em dólares – na comparação com o mesmo período do ano passado.
Na mão de obra, a média mensal, de janeiro a maio, foi de 119.560 trabalhadores, entre efetivos, temporários e terceirizados, o que representa um aumento de 2,25% em relação à média mensal do mesmo período no ano de 2013, quando foram registrados 116.923 empregos.
Prorrogação da Zona Franca de Manaus
Nesta semana, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional que prorroga incentivos fiscais especiais da Zona Franca de Manaus (ZFM) pelos próximos 50 anos. A vigência dos benefícios se encerraria em 2023.
Fonte: Portal Brasil