CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

ZFM perderá vantagens com lei pronta para ser publicada

  1. Principal
  2. Notícias

07/08/2017

Reportagem publicada no portal D24am.com

O projeto que valida os benefícios concedidos pelos Estados no âmbito da chamada ‘guerra fiscal’ do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) está na mesa do presidente Michel Temer para ser assinado. O Projeto de Lei (PL) 130/2014 foi aprovado em julho e deve dificultar ainda mais a atração de investimentos para o Polo Industrial de Manaus (PIM).

A matéria valida os incentivos fiscais concedidos pelos Estados irregularmente para atrair investimentos, o que gerava uma disputa caracterizada pela ‘guerra fiscal’. A nova lei permite que futuras isenções sejam concedidas com apenas dois terços de aprovação no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Antes, a redução do ICMS dependia da totalidade do votos. A nova regra também retira a exclusividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) em dar incentivos, excepcionalidade garantida pela antiga legislação tributária e acatada pela Constituição de 1988.

Investimentos

Para o economista e consultor de projetos José Laredo, quando a nova lei entrar em vigor, a atratividade local para os investimentos do setor industrial deve ser reduzida. A mudança, a seu ver, é resultado da situação política do País, na qual o governo tenta atender às demandas das bancadas do Nordeste para obter apoio político e aprovar a pauta de reformas.

“A convalidação dos incentivos já concedidos é um pleito muito antigo (de outros Estados), e em termos de ZFM, retira a exclusividade do modelo. Nós precisamos de mais investimentos e fica ainda mais difícil as empresas optarem em investir aqui”, alerta o especialista.

Para Laredo, o modelo ZFM precisa ter uma contrapartida em relação à taxa de mortalidade das fábricas, um plano de venda do PIM para atrair novas fábricas. “É muito raro uma fábrica permanecer viva por 20, 30 anos. As empresas e os produtos têm ciclos de vida, como o vinil, DVD, videocassete, entre outros. Então, é preciso ter um plano de atração de investimentos”, destaca.

Nos últimos 15 anos, de 2005 a 2016, os projetos de implantação de fábricas no PIM decresceram em pouco mais de 9%, segundo um estudo de Laredo publicado em dois livros do consultor, ‘A zona do PIM que não é franca’ e ‘Polo Industrial de Manaus: performance e prognóstico’.

“Isso é muito ruim, é um indicador que mostra que a performance do modelo está declinante em relação a projetos de implantação, então já não íamos muito bem como deveríamos e agora com a prorrogação até 2073 precisamos nos preocupar”, alerta o economista.

“Se mantendo a vantagem da exclusividade na concessão de incentivos para a ZFM já estava ruim, agora, com essa concorrência, vai diminuir ainda mais a taxa de natalidade de fábricas no PIM”, avalia.

Projeto

A aprovação da matéria é o primeiro passo para a reforma tributária, que deverá unificar as alíquotas do ICMS dos Estados, matéria sensível para a manutenção das vantagens comparativas da Zona Franca.

O assunto voltou a entrar na pauta da agenda positiva do governo, assim como a reforma da Previdência, após a Câmara dos Deputados rejeitar, na última quarta-feira, a autorização para o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar a denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer.

A matéria da convalidação dos incentivos fiscais foi originalmente encaminhado no início de 2015 pelo Projeto de Lei do Senado (PLS 130/2014-Complementar) e passou por modificações nas mãos dos deputados, que o aprovaram na forma de um Substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD 5/2017), confirmado pelos senadores no mês passado, antes do recesso parlamentar.

De acordo com dispositivos inseridos pela Câmara e confirmados pelo Senado, todos os incentivos fiscais em vigor na data de sanção da nova lei deverão ser validados pelo Confaz num prazo de 180 dias e ficarão disponíveis para consulta pública no Portal Nacional da Transparência Tributária (um site que será estabelecido pelo Confaz).

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House