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ZFM confirma atratividade

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19/07/2022

ANDRÉIA LEITE

@andreiasleite_ @JCommercio

Com a chegada de novas indústrias, bem como diversificação produtiva, o PIM (Polo Industrial de Manaus), tem demonstrado que o parque fabril continua sendo atrativo. Prova disso é a volta da empresa japonesa Aiwa, que em junho deu início às produções de novas linhas de TVs. Desde que o Grupo MK comprou a marca da fabricante Sony, em dezembro de 2020, a empresa permanece em constante operação, e apresenta um complexo ultramoderno, com maquinário e robôs de última geração, avançados sistemas de gerenciamento de qualidade, além de uma equipe gerencial e técnica treinadas nos mais altos padrões de qualidade que foi mantida.

A empresa que aposta na diversificação de produtos e ao mesmo tempo manter o nível de competitividade informou que os novos televisores Aiwa chegam às lojas físicas do mercado brasileiro a partir de agosto e nos e-commerce já estão disponíveis. O fundador e presidente do Grupo MK, Giovanni Cardoso, destacou ao Jornal do Commercio que o Grupo MK trabalha com planejamento a longo prazo e entende que ainda há muito espaço para atuarmos junto aos consumidores brasileiros. “Buscamos, principalmente com a Mondial, ter produtos que atendam essas variações do mercado e poder de compra dos consumidores.

Já a Aiwa, que tem um posicionamento premium, será posicionada em uma faixa de mercado onde os consumidores buscam qualidade, inovação e tecnologia antes de avaliarem o preço final do produto”. De acordo com Cardoso, após a compra da fábrica que pertencia à Sony, em Manaus, foram investidos R$ 129 milhões para preparar a fábrica para receber a produção da nova marca. “Posteriormente, para iniciar a produção das TVs, foram investidos mais de R$ 164 milhões.

Para a equipe de operações, mantivemos os funcionários que já atuavam para a Sony e, até dezembro deste ano, contrataremos mais 1.000 funcionários, sendo 370 em Manaus e 630 para outra unidade do Grupo MK, localizada na Bahia”. A fabricante pretend e a m p l i a r o p r o c e s s o produtivo da marca, pois estão chegando no mercado com uma expectativa de atingir 5% de market share no primeiro ano, mas a fábrica teria capacidade para chegar até os 18%. “Nosso crescimento vai acontecer de forma gradativa e planejada

. A compra do novo complexo foi realizada para ampliar, ainda mais, nossa atuação no mercado e produção de bens de consumo de alta qualidade”, explicou o fundador e presidente do Grupo MK. Setor confiante Embora os números mais recentes da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) apontem que o setor vem apresentando retração de 24% no número de vendas nos cinco primeiros meses do ano, Giovanni Cardoso é otimista e considera que o cenário do Grupo MK é muito bom e tende a continuar bastante promissor. “Enquanto as pessoas precisavam ficar em casa, adquiriram produtos que facilitassem o dia a dia e a rotina das famílias como Air Fryers, aspiradores robôs ou novos liquidificadores.

Este foi um momento muito bom para a companhia pois, em função de nossas ótimas relações com a cadeia produtiva, tínhamos peças para manter os estoques e as vendas em alta. Esse crescimento também nos deu a possibilidade de investir em uma marca premium, como a Aiwa, para conquistar um mercado que estava carente após a saída da Sony do mercado brasileiro, já que estamos trazendo um produto com altíssima qualidade.

Então, nossa expectativa é bastante positiva”. Ele vislumbra um panorama ainda mais favorável devido à Copa do Mundo que acontece em novembro deste ano, além das datas sazonais como a Black Friday e o Natal. “Trabalhamos com planejamento ao longo prazo e o terceiro trimestre já é, tradicionalmente, bom em função do Natal e Black Friday.

Este ano ainda temos a Copa do Mundo. Datas pontuais não interferem no nosso planejamento”. Sobre a meta da fabricante para o segundo semestre, ele informou que iniciaram o período com a linha de TVs e em setembro já começam a produção da linha de áudio para que, até o final do ano, também esteja disponível no mercado. Modelos Segundo informações do Jornal Valor Econômico, a produção começou pela produção de cinco modelos de televisores conectados (smart TVs), com telas de 32 a 55 polegadas, que chegam às lojas em agosto. Em novembro, mês da Copa do Mundo de futebol e da Black Friday, a empresa entra com mais duas TVs com telas de 65 e 75 polegadas.

Alguns modelos contarão com o sistema Android TV, do Google, que também era embarcado em TVs da Sony. Outros terão um sistema chamado Speed Smart. As TVs Aiwa chegam ao mercado para concorrer com produtos mais caros, no segmento premium, de marcas como as sul-coreanas Samsung e LG, disse o executivo. Aparelhos de som Em novembro, a linha de áudio da Aiwa vai avançar para aparelhos de som automotivo e portáteis com caixas de som potentes, do tipo ‘boombox’, produzidos em Manaus

Fonte: JCAM

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