13/10/2014
A companhia aponta ter inaugurado no Brasil os segmentos Trail, Cross e Racing. Em 1975 foi lançada a primeira Trail brasileira da marca, a TT 125, com maior curso e resistência e garfo dianteiro mais longo. Já a DT 180 representou a entrada na categoria Cross. A partir de 1986 chegou ao mercado a primeira Racing nacional, a RD 350.
Em 1985 a organização consolidou sua presença brasileira com a inauguração da Yamaha Motor Amazônia, na Zona Franca de Manaus. O complexo industrial chegou para atender a necessidade de elevar o volume de produção e a demanda por motos de maior cilindrada, com conteúdo tecnológico mais elevado.
A década de 1990 foi marcada pela chegada de duas motocicletas importantes para a marca: a V-Max, em 1994, e a YZF-R1, em 1998. A primeira buscava entregar o máximo em força, desempenho, conforto e potência. A segunda tinha o objetivo de ser como uma extensão do motociclista, garantindo a maior integração possível entre o homem e a máquina.
Nos anos 2000 foi lançada a YBR-125. Segundo a marca, este modelo foi um pilar importante para a estratégia de expansão no mercado brasileiro. Em 2005 chegou a YS 250 Fazer, que marcou o início de uma geração de motocicletas verdes, com injeção eletrônica, catalisador e sistema de indução a ar.
Em 2012 a companhia acompanhou a tendência de motores flexíveis no País e lançou o sistema Blueflex, que passou a equipar a YS 250 Fazer em 2012. A tecnologia está atualmente em sua segunda geração.