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Yamaha completa 40 anos de produção no Brasil

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13/10/2014

A Yamaha comemora na sexta-feira, 10, os 40 anos de sua operação nacional. A companhia começou a produzir motocicletas em Guarulhos, na Grande São Paulo, em 1974. A planta foi a primeira da marca fora do Japão e a primeira unidade produtiva de veículos duas rodas a chegar ao Brasil. O modelo que inaugurou a unidade foi a RD 50, conhecida no mercado pelo apelido de “cinquentinha”. Desde então a organização lançou mais de 140 modelos para o público brasileiro, incluindo a RD 75, evolução da primeira moto brasileira da marca, e a RS 125, já feita com peças e acessórios nacionais.

A companhia aponta ter inaugurado no Brasil os segmentos Trail, Cross e Racing. Em 1975 foi lançada a primeira Trail brasileira da marca, a TT 125, com maior curso e resistência e garfo dianteiro mais longo. Já a DT 180 representou a entrada na categoria Cross. A partir de 1986 chegou ao mercado a primeira Racing nacional, a RD 350.

Em 1985 a organização consolidou sua presença brasileira com a inauguração da Yamaha Motor Amazônia, na Zona Franca de Manaus. O complexo industrial chegou para atender a necessidade de elevar o volume de produção e a demanda por motos de maior cilindrada, com conteúdo tecnológico mais elevado.

A década de 1990 foi marcada pela chegada de duas motocicletas importantes para a marca: a V-Max, em 1994, e a YZF-R1, em 1998. A primeira buscava entregar o máximo em força, desempenho, conforto e potência. A segunda tinha o objetivo de ser como uma extensão do motociclista, garantindo a maior integração possível entre o homem e a máquina.

Nos anos 2000 foi lançada a YBR-125. Segundo a marca, este modelo foi um pilar importante para a estratégia de expansão no mercado brasileiro. Em 2005 chegou a YS 250 Fazer, que marcou o início de uma geração de motocicletas verdes, com injeção eletrônica, catalisador e sistema de indução a ar.

Em 2012 a companhia acompanhou a tendência de motores flexíveis no País e lançou o sistema Blueflex, que passou a equipar a YS 250 Fazer em 2012. A tecnologia está atualmente em sua segunda geração.

Fonte: Automotive Business

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