CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Votorantim cimentos chega ao AM com investimento de R$ 120 milhões

  1. Principal
  2. Notícias

23/10/2018

Notícia publicada pelo portal Em Tempo

Com investimento inicial de R$ 120 milhões para o início das operações a Votorantim Cimentos anunciou, na última semana a chegada na capital para movimentar a construção civil de Manaus.

Por meio da Cemex, terceira maior produtora de cimento do mundo, o grupo está em expansão na região Norte e pretende vender 300 mil toneladas de cimento por ano.

O investimento inicial foi aplicado na aquisição das operações de recepção, armazenamento, ensacamento e venda de cimentos na região Norte.

Com vendas anuais estimadas em um milhão de toneladas e líder no mercado da construção civil no país, a companhia recebeu o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Nesse primeiro momento serão comercializados na região somente os cimentos cinza e branco com a marca “Poty”. As vendas vão começar, até início de 2019, após a migração entre as marcas.

Distribuição fluvial

De acordo com o gerente geral de logística da Votorantim Eduardo Botelho Lotti, a empresa ainda está estudando a logística da região para abastecimento e desenvolvimento para distribuição via fluvial. “Estamos estudando qual o melhor desenho logístico da região em 2019 e incluiremos a navegação de cabotagem na logística para que o fornecimento também seja feito pela fábrica de Laranjeiras (Sergipe), e Primavera (Pará) ”, explicou.

O setor da construção civil passando por um momento de recuperação, a nova fase e vista como um momento de crescimento e retomada segundo Eduardo Lotti. “A chegada no Amazonas e em Roraima faz parte da estratégia da empresa, de diversificação geográfica e de portfólio uma vez que essa é uma boa oportunidade para atuar em novos mercados”, destacou.

Redução de custos

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Amazonas (Sinduscom-AM), Frank do Carmo, a chegada de uma nova empresa ao Estado é vista de forma positiva para esta nova fase de crescimento. “Essa proposta é importante, nós temos um dos cimentos mais caros do Brasil uma vez que o principal objetivo é reduzir custos, e levar o menor preço para o consumidor”, disse.

Com o cimento sendo um dos produtos mais vendidos atualmente, o proprietário da loja de materiais de construção Ecivaldo Dias, comemorou a chegada de mais uma opção no Amazonas. “As vendas aumentaram em média 30% nessa época e uma das maiores dificuldades que encontro é a falta de cimento na então única opção da cidade. Vendo de 100 a 150 sacos por dia e com mais uma opção de compra do produto, além de mais barato vou ter maior quantidade para atender a alta demanda”, falou.

Atualmente, os mercados do Amazonas e de Roraima movimentam aproximadamente 1 milhão de toneladas. A expectativa é alcançar, inicialmente, um volume em torno de 300 mil toneladas a cada 12 meses, fruto da compra do terminal.

O terminal portuário no Amazonas está localizado na Rua Desembargador César do Rego, bairro Colônia Antônio Aleixo.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House