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Voltz abre espaço para motos elétricas no Brasil

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14/03/2022

Muita gente não sabe, mas a Voltz Motors - que só tem modelos elétricos - já é a sétima marca de motocicletas e scooters do país, em vendas. A posição foi alcançada neste primeiro bimestre de 2022, mesmo com um line-up relativamente reduzido - é composto basicamente pelo scooter EV-1 e pela moto EVS, vendida em duas versões.

A marca somou 522 unidades vendidas em fevereiro e um acumulado de 843 unidades no primeiro bimestre. Nos dois rankings, deixou para trás rivais teoricamente maiores como Haojue, Dafra, Triumph, Harley-Davidson, Ducati e Suzuki - além de outras de pequena expressão. Para se ter uma ideia da façanha, a Voltz encerrou o ano passado na 14ª posição, com 967 unidades vendidas ao longo de 12 meses. Mas em dezembro, isoladamente, já estava na 12ª posição - com 167 unidades entregues naquele mês.

A ascensão é resultado do interesse cada vez maior da sociedade por modelos elétricos, que não emitem gases poluentes, têm baixos níveis de ruídos, manutenção muito mais fácil e barata do que a dos modelos com motores a combustão e custo operacional também inferior. E também é resultado de boas estratégias da própria empresa, que além de começar suas operações com apenas dois modelos, também partiu com poucas lojas (concessionárias) - para depois crescer progressivamente e de maneira viável.

Muita gente não sabe, mas a Voltz Motors - que só tem modelos elétricos - já é a sétima marca de motocicletas e scooters do país, em vendas. A posição foi alcançada neste primeiro bimestre de 2022, mesmo com um line-up relativamente reduzido - é composto basicamente pelo scooter EV-1 e pela moto EVS, vendida em duas versões.

O modelo ainda tem farol dianteiro, lanterna traseira e piscas de LED, conexão Bluetooth que permite parear o smartphone - e escutar músicas, pois vem com alto-falantes -, entrada USB, chave presencial e duas tomadas. O EV1 ainda tem três modos de condução (o que faz a autonomia variar bastante) e seu motor elétrico tem 3.000 W com pico de 4.500 W. É um conjunto bem legal!

A outra Voltz é a street EVS, que também tem opções com uma ou duas baterias e preço inicial de R$ 19.990. Nos dois casos, a velocidade máxima é de 120 km/h, mas a autonomia sobe de 120 quilômetros para 180 quilômetros - cálculo feito com velocidade média de 45 km/h. Como também tem três modos de condução (eco, standard e turbo), a autonomia pode variar bastante.

A bateria de íon-lition tem 33.6 Ah, 72 V e 15 quilos e o motor elétrico é de 3.000 W, mas com pico de 7.000 W. Também demora cinco horas para ser recarregada, e consome 2,4 kW/h. A garantia também é de três anos ou 1.500 ciclos.

O bonito painel com telinha de TFT que mais parece um tablet horizontal pode ser pareado por Bluetooth ao smartphone e, além de informações sobre músicas, chamadas e afins, também exibe dados da própria moto, como carga de bateria e autonomia. A versão criada especialmente para entregadores de aplicativos, a EVS Work, custa R$ 16.490.

Montagem em Manaus

A Voltz está tão embalada no mercado brasileiro que pretende ter sua própria linha de montagem no Polo Industrial de Manaus (PIM). O investimento é de R$ 100 milhões e prevê capacidade para fazer até 15 mil motos e scooters elétricos por mês (estimativa superior à inicialmente divulgada, em 2020, de 8 mil a 12 mil motos/mês).

Entraram na rodada de aportes a Creditas, empresa especializada em crédito, que investirá R$ 95 milhões, e a UVC Investimentos, ligada ao grupo Ultra, que investirá o resto. O plano era botar a "fábrica" de Manaus para funcionar ainda no ano passado, mas atrasos adiaram o início das operações para este ano. A unidade deverá gerar inicialmente 500 empregos diretos e permitir, depois, a inauguração de mais lojas e até o lançamento de novos modelos.

As coisas têm andado aceleradas para a Voltz que nem parece que a empresa começou as operações em novembro de 2019. Atualmente, a marca tem duas lojas em São Paulo e uma em Recife (PE), além de 30 showrooms no país. Eles estão em Maceió (AL), Porto Seguro, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas (BA), Ituiutaba, Divinópolis e Varginha (MG), Patos e João Pessoa (PB), Olinda, Recife, Caruaru, Carpina, Paulista, Vitória de Santo Antão e Petrolina (PE), Aracaju e Itabaiana (SE), Juazeiro do Norte (CE) Cabo Frio (RJ), Sorocaba (SP) e Natal (RN). Por enquanto, o escritório central permanece em Cabo de Santo Agostinho (PE).

Loja Voltz

Padrão de "showroom" da Voltz: do tipo contêiner, serve de loja e custo é menor que uma concessionária

Crédito: Divulgação


Os modelos atuais

O scooter EV1 é vendido por iniciais R$ 14.990 e pode ser comprado com uma ou duas baterias. Nas duas opções, a velocidade máxima é de 75km/h, mas na segunda a autonomia passa de 100 para 180 quilômetros - cálculo feito a uma velocidade média de 35 km/h. Cada bateria de íon-lítio tem 38.4 Ah e 60 V, pesa 13 quilos e tem garantia de três anos ou 1.500 ciclos. Junto vem um carregador bivolt, e o tempo de recarga mínimo é de cinco horas - que pode ser feito com as baterias no próprio veículo - consome 2,1 kW/h.

Fonte: Webmotors

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