CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Vendas de condicionares de ar estão aquecidas

  1. Principal
  2. Notícias

17/01/2017

A chegada do verão nas regiões Sul e Sudeste do país anima a indústria de condicionadores de ar do Polo Industrial de Manaus (PIM). As empresas projetam aumento da produção e das vendas neste período.

De acordo com estimativa do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), os estabelecimentos industriais e comerciais possuem estoque suficiente para atender a demanda até o Carnaval, quando a produção voltará a aquecer.

O presidente do Cieam e diretor do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos e Eletrônicos e Similares de Manaus (Sinaees), Wilson Périco, disse que a tendência de aumento é certa para esta época do ano.

"O país só passa a funcionar de verdade depois do Carnaval. Então, temos que aguardar o movimento do comércio e manter o otimismo dos empresários. A tendência é sempre que haja aumento na produção", explica.

Périco diz ainda que as empresas se preparam para este período sazonal e levam até 60 dias para concluir o ciclo de produção e venda de estoque. Mas existe grande dependências da temperatura do país e a expectativa de venda também depende desse fator.

Quanto às contratações, o Cieam afirma que ainda é cedo para citar valores, tendo em vista que as admissões dependem do aumento da produção.

No caso da empresa LG, para este ano a expectativa é de que as vendas superem as metas alcançadas em 2016. "O verão é sempre uma época em que a comercialização desse tipo de produto registra alta. O calor intenso em quase todo o Brasil faz com que a procura por aparelhos de ar-condicionado aumente", diz a empresa em nota.

A grande aposta da companhia para alavancar as vendas continua sendo a tecnologia "Inverter", que possibilita a utilização do aparelho de ar condicionado tanto no verão quanto no inverno, sendo útil também em regiões mais frias como Sul e Sudeste.

"O sistema 'Inverter' chega a utilizar 60% menos energia que os aparelhos convencionais. Nossa expectativa em 2017 é de crescimento como um todo e melhoria no cenário econômico do Brasil. Estamos trabalhando com essa perspectiva", finaliza a nota da empresa LG.

Aquecimento

Estados do Sudeste, como Rio de Janeiro, que também importa produtos do PIM, já registram um crescimento nas vendas de condicionadores de at nesse indício de ano de até 41%, como aponta pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) na capital fluminense.

O estudo aponta que ocorreram aumento ainda nas vendas de climatizadores (21%0 e ventiladores (38%). Por parte dos lojistas que responderam à pesquisa 38% afirmaram que não aumentaram o estoque dos equipamentos devido à baixa procura durante todo o ano de 2016, oriunda da crise econômica. Outros 62% disseram ter estoque suficiente para atender a demanda.

Fonte: Amazonas Em Tempo

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House