CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Vendas da indústria no AM deve chegar a R$ 81 bilhões, diz Fieam

  1. Principal
  2. Notícias

31/01/2018

Notícia divulgada pelo Em Tempo Online

Mesmo com a produção bruta ainda estável, o faturamento da indústria do Amazonas já dá sinais animadores e o fechamento do ano de 2017, que ainda está sendo realizado, pode ter um crescimento de 9%. A estimativa é da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), que acredita em uma recuperação da produção apenas no segundo semestre deste ano.

O presidente do Fieam, Nelson Azevedo, informou que, até novembro de 2017, o faturamento do PIM acumulado, já superava o que foi arrecadado em todo ano de 2016. Após apurar os resultados de dezembro, a Federação espera que o faturamento seja de aproximadamente R$ 81 bilhões.

Caso se confirme, o número será 9% maior do que o faturamento apresentado pelo PIM em todo o ano de 2016, que foi de RS 74,4 bilhões. Nelson Azevedo atribuiu outros bons resultados ao trabalho do comércio. "A arrecadação do Estado em outubro foi em torno de RS 205 milhões, já em novembro foi exatamente RS 33o milhões. Quer dizer que o comércio está vendendo bem", explicou.

Azevedo alertou que é necessário manter os pés no chão porque os dados mostram apenas que as fábricas estão apenas vendendo a produção que estava acumulada durante a crise econômica.

"Não podemos nos empolgar, temos que ter os pés no chão. Vamos torcer para que os números positivos aumentem mais e se traduzam em investimentos e empregos. Mas, ainda estamos bem aquém do que já fomos", comentou.

Consumo

As expectativas para este ano continuam sendo positivas. A Copa do Mundo é um período que aquece a indústria já que faz com que as pessoas modernizem seus televisores, gerando mais consumo. A Fieam diz que os números mais contundentes serão possíveis após a Copa do Mundo.

"A economia continua estável, mas ainda não conseguimos chegar nos números que já tivemos. Em termo de produção, pelo menos, parou-se de piorar e começa uma recuperação. Os resultados positivos da produção bruta poderão aparecer, talvez, no segundo semestre", completou o presidente do Fieam.

Brasil melhora

A indústria do Amazonas continua estável, sem apresentar crescimentos, e está livre das quedas que apresentou nos últimos três anos. O setor no Brasil inteiro apresentou crescimento de 2,5% em 2017. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (Ipea), e é tido como uma prévia dos dados consolidados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) - que serão divulgados quinta (19).

Na passagem de novembro para dezembro, os destaques positivos foram a importação de bens intermediários, com alta de 1,7%, e a produção de veículos automotores, com avanço de 4,5% no mês. Em dezembro, a produção aumentou 3,8% em relação a dezembro de 2016, o que representaria a quarta alta consecutiva nesse tipo de comparação.

Avaliação

Segundo o autor do estudo, Leonardo Mello de Carvalho, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, o cenário para a produção industrial brasileira permanece de recuperação gradual e constante porque houve uma trajetória regular ao longo de 2017.

"O crescimento da produção, que é uma consequência da melhora das vendas

internas e das exportações, tem aumentado significativamente o emprego industrial. É um setor que já está empregando mais e à frente de outros setores, como comércio e serviços, no que diz respeito à recuperação da crise", avaliou.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House