18/08/2014
De acordo com os dados, os sistemas operacionais Android, do Google, e iOS, da Apple, têm 96% do mercado mundial. O Android é o líder com folga, com uma fatia de 84,7% do mercado de smartphones no segundo trimestre, contra 11,7% do iOS e 2,5% do Windows Phone, da Microsoft.
A BlackBerry tem 0,5% do mercado, e outros sistemas operacionais têm uma fatia de 0,6%.
O levantamento mostra que os aparelhos equipados com Android foram os grandes responsáveis pelo crescimento, com venda de cerca 255 milhões de aparelhos em o sistema operacional do Google no segundo trimestre, um aumento de 33,3% sobre o ano passado.
A alta pode ser atribuída à expansão de mercados emergentes. A Apple, por exemplo, conseguiu manter uma alta demanda pelo iPhone nos países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Recentemente a empresa afirmou ter crescido 55% nesses mercados.
A IDC disse que o iOS viu sua participação no mercado cair apesar de registrar um crescimento de 12,7% nas vendas em relação ao último ano.
A Samsung respondeu por 29,3% das vendas de smartphones com Android no último trimestre, uma queda em relação à participação de 40% há dois anos. A queda da empresa coreana entre os fabricantes de Android também é reflexo do crescimento dos concorrentes chineses, que ajuda a explicar a alta no mercado.
A Lenovo, por exemplo, anunciou na semana passada um aumento de 18% na receita de seu trimestre fiscal mais recente. De acordo com a companhia, o lucro no sudeste asiático, no leste europeu e na América Latina cresceu 23%.
Em julho a também chinesa Huawei afirmou que as vendas no Oriente Médio e na África cresceram seis vezes no primeiro semestre no ano. Geralmente as fabricantes chinesas oferecem aparelhos com Android.
Fonte: Valor Econômico