CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Venda de Iphones sem acessórios pode reduzir empregos no AM

  1. Principal
  2. Notícias

06/11/2020

Fonte: ACRÍTICA

Giovanna Marinho

Em reunião com os representantes de indústrias do polo de componentes da Zona Franca de Manaus (ZMF), o deputado Marcelo Ramos (PL) reagiu à proposta da marca americana Apple sobre a venda de celulares sem acessórios. O parlamentar alegou que ao disponibilizar os aparelhos sem o fone de ouvido e o carregador, haverá a redução na arrecadação amazonense e aumento no número de desempregados.

Segundo Ramos, a decisão do Apple sobre o novo formato de venda pode desencadear a adoção das mesmas práticas em outras fabricantes. Aos diretores das empresas Inventus, Salcomp, I-Shengh e Yamada que juntas empregam mais de 5.100 pessoas diretamente, o deputado declarou que “será a quebradeira de todo o setor instalado em Manaus e no Brasil”.

“Sem fomos contar com os empregos indiretos e com as vagas em risco de outras empresas de componentes espalhadas pelo país, falamos de dezenas de milhares de pessoas que podem, de uma hora para outra, ficar desempregadas”, disse.

Ao longo da reunião foram pautadas estratégias e ações para barras a iniciativa da gigante tecnológica, afim de preservar os direitos dos consumidores brasileiros e os empregos dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM).

A retirada do carregador e fone de ouvido do kit que acompanha os aparelhos foi anunciada pela marca durante o lançamento do Iphone 12, no dia 13 de outubro. As críticas foram inúmeras, porém o novo top de linha da Apple já está a venda nos Estados Unidos e deve chegar ao mercado brasileiro, sem os acessórios, pouco antes da Black Friday, no dia 20 de novembro.

*Com informações da assessoria

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House