CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Veja produtos 'curiosos' fabricados no Polo Industrial de Manaus

  1. Principal
  2. Notícias

26/10/2018

Notícia publicada pelo site G1 Amazonas

O Polo Industrial de Manaus fabrica muitos dos produtos vendidos por todo o país e pelo mundo. Televisões, computadores, celulares, motocicletas, entre outros produtos, saem da Zona Franca de Manaus (ZFM) - alguns deles, desconhecidos por boa parte da população. Em comemoração ao aniversário da cidade, o G1 listou produtos curiosos fabricados na capital amazonense.

De acordo com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Polo Industria fabrica uma grande quantidade de produtos vendidos em todo o país que, possivelmente, há desconhecimento do grande público.

Empresas da ZFM produzem, por exemplo, turbinas hidráulicas para geração de energia. Esses materiais foram usados para construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Porto Velho.

Tornozeleiras eletrônicas usadas por detentos de regime semiaberto saem do Polo Industrial de Manaus para suprir a demanda em todo o Brasil, segundo a Suframa.

Em jogos esportivos é comum o uso de sprays e gels para uso tópico em machucados. Estes materiais, feitos para fins terapêuticos, também são feitos no PIM.

Outras fabricações de empresas direto do PIM são os cafés e aparelhos de ginástica usados em academias.

A iluminação pública de principais ruas e avenidas de Manaus é feita por lâmpadas de led, também frutos do Polo Industrial.

Sabe os caixas eletrônicos que facilitam saques, transferências e pagamentos de contas? Eles também são produzidos na Zona Franca de Manaus e enviados para outros estados.

Riqueza na fabricação de produtos

De acordo o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, historicamente, Manaus teve a primeira fábrica de motos Harley Davidson fora dos Estados Unidos.

Ele ainda comenta que equipamentos de segurança, como máscaras, capacetes e cintos usados para quem trabalha em obras também são feitos em Manaus.

Também compõem a lista placas de sinalização de trânsito, uniformes das Forças Armadas, isqueiros e aparelhos de barbear descartáveis.

A variedade de produtos no PIM poderia ser ainda maior, segundo Périco, caso houvesse a fixação de outros Processos Produtivos Básicos (PPBs), permitindo que mais e mais objetos sejam feitos na cidade.

"Esse produtos todos são produzidos aqui e muitos outros poderiam estar sendo se tivéssemos a fixação dos PPBs. Temos, por exemplo, PPBs que foram proposto há mais de três anos e ainda não conseguimos a fixação, para a produção", comentou.

Ainda conforme Périco, a grande quantidade de empresas e produtos feitos no Polo Industrial de Manaus, além de gerar empregos, trazem benefícios para o país. A fabricação desses produtos permite que o Brasil não precise comprar de outros países.

"Esses produtos todos, se não fossem produzidos aqui, gerando emprego no Brasil, estariam sendo produzidos em outro país. Com isto, eles estariam sendo exportados para o Brasil e seria um custo bem maior. Não somos peso para o país. Somos, sim, parte da solução para a região e para o Brasil", comentou o presidente do Cieam.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House