CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Variante afeta indústria

  1. Principal
  2. Notícias

07/02/2022

Letícia Cardoso

Desde o final do ano passado, a variante Ômicron vem fazendo estragos ao redor do mundo, por ser mais transmissível e escapar da vacinação. Neste início de ano, acompanhando o período de chuvas, a variante vem crescendo cada vez mais e deve chegar ao seu pico de infectados no mês de fevereiro, segundo o Ministério da Saúde.

A transmissão da doença vem afetando o comércio local, que trabalha com um número reduzido de profissionais. Para Carla Marques, gerente de vendas na TopCores Tintas, isso vem sobrecarregando os profissionais que estão em serviço. "Temos que afastar os que estão doentes, para que eles se recuperem e não transmitam a doença aos outros. Nesse processo, muitos ficam em casa e poucos podem trabalhar, atrapalhando o nosso funcionamento. Em relação à movimentação dos consumidores, não vimos diferença", acrescentou.

Com essa iminente alta na onda de casos, o Ministério da Saúde se concentra em avançar com a campanha de imunização e aumentar a capacidade de atendimento na rede pública. A Pasta chegou inclusive a prorrogar a ajuda de custo destinada a estados e municípios para a manutenção de leitos de UTI.

POLO INDUSTRIAL

A explosão no número de casos de Covid-19, impulsionados pela variante Ômicron, pode derrubar a produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) no mês de janeiro. A previsão é do presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas Ciclomotores Motonetas Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian. De acordo com Fermanian, ainda não existem estimativas precisas com relação a possíveis perdas, mas ele afirma que, assim como aconteceu no início de 2021, esta nova onda de contágio faz com que aumentem os índices de absenteísmo, em função do distanciamento social ou doença dos colaboradores.

“Isso já vem impactando a produção. Ainda não temos isso de forma mensurada, mas a possibilidade de termos uma queda na produção de motocicletas em janeiro é bastante grande”, disse o presidente da Abraciclo, em coletiva online. Fermanian completa afirmando que a entidade também não possui números referentes às abstenções de colaboradores causadas pela doença, mas que “os fabricantes estão dando sinais de que isso já está acontecendo no retorno das férias coletivas”.

Amazonas em fase vermelha


O Amazonas entrou na fase vermelha na transmissão do coronavírus, o que significa alto risco de contaminação. No entanto, apesar do alto índice de transmissão, novas medidas de restrição de circulação de pessoas não serão adotadas neste momento.

"Acreditamos no poder da vacinação e exatamente por isso que não vimos uma baixa na movimentação nas lojas, as pessoas circulam normalmente agora que estão vacinadas. Nossa única preocupação é com os funcionários que estão se recuperando e que apresentam sintomas de Covid", afirmou Marques.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, alerta a população para que redobre os cuidados e medidas de prevenção ao novo coronavírus, uma vez que a capacidade de transmissão da variante Ômicron é mais alta. Ela ressalta, ainda, a importância de manter o esquema vacinai atualizado, para reduzir os riscos de agravamento e internação por Covid-19.

Fonte: Acrítica

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House